Atenção e ceticismo ao greenwashing: análise da influência no comportamento do consumidor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465973743

Palavras-chave:

Processos cognitivos, Pré-atenção, Greenwashing, Ceticismo, Comportamento do consumidor

Resumo

Objetivo: O objetivo foi avaliar a influência do greenwashing no comportamento do consumidor, de acordo com os níveis de atenção e de ceticismo envolvidos na recepção e no processamento do estímulo.

Método: O método consistiu em uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de um experimento (n=151) com desenho fatorial 2 (atenção ou pré-atenção) x 2 (ceticismo ou não ceticismo), com a apresentação e posterior avaliação de uma peça publicitária fictícia com greenwashing.

Resultados: Observou-se que a situação de maior criticidade do consumidor ocorreu com a presença tanto da atenção quanto do ceticismo, sendo o inverso também verdadeiro, ou seja, detectou-se menor criticidade (ou maior vulnerabilidade) do consumidor quando a atenção (pré-atenção) e o ceticismo estavam ausentes. Esses resultados foram encontrados nas três variáveis investigadas: associações verdes, avaliação da imagem e julgamento sobre a prática de greenwashing.

Implicações da pesquisa: Tem-se como contribuição não apenas a investigação de construtos pouco explorados, mas também a combinação e o estudo de forma conectada, trazendo à discussão os processos cognitivos envolvidos na recepção, processamento, registro e recuperação de estímulos, em especial em relação ao processo da atenção, e vinculando-os à prática de greenwashing.

Implicações gerenciais: As implicações gerenciais podem ser vistas a partir de três perspectivas principais: organização, consumidores e governo, todas relacionadas à importância e à necessidade de maior conscientização.

Originalidade/valor: O estudo proporcionou uma compreensão inédita do papel de dois importantes processos cognitivos (atenção e ceticismo) no comportamento do consumidor em reação à prática de greenwashing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Pasquotto Andreoli, Doutora em Administração (USCS)

Doutora em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunto Universidade Federal de São Paulo

Silvio Augusto Minciotti, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor dos Programas de Mestrado e Doutorado em Administração e Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Referências

Albayrak, T., Caber, M., Moutinho, L., & Herstein, R. (2011). The influence of skepticism on green purchase behavior. International Journal of Business and Social Science, 2(13), 189-197.

Andreoli, T. P., & Nogueira, A. C. V. (2021). Falsos discursos mercadológicos. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 15(2), 69-87.

Andreoli, T. P., Crespo, A., & Minciotti, S. (2017). What has been (short) written about greenwashing: a bibliometric research and a critical analysis of the articles found regarding this theme. Environmental & Social Management Journal/Revista de Gestão Social e Ambiental, 11(2).

Andreoli, T. P., Lima, V. A., & Prearo, L. C. (2017). A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 16(1), 62-79.

Andreoli, T. P., Costa, E. D. S., & Prearo, L. C. (2022). Consumer judgment on the practice of greenwashing: scale development and validation. BBR. Brazilian Business Review, 19, 508-524.

Andreoli, T. P., Veloso, A. R., & Batista, L. L. (2016). Atenção no processamento de marcas: Uma análise das memórias explícita e implícita dos indivíduos receptores à luz do nível de atenção dirigido. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 6(2).

Braga Junior, S. S., Merlo, E. M., & da Silva, D. (2016). “Não acredito em consumo verde”: o reflexo do ceticismo no comportamento de compra do consumidor. Environmental & Social Management Journal/Revista de Gestão Social e Ambiental, 10(3).

Bargh, J. A., & Morsella, E. (2008). The unconscious mind. Perspectives on psychological science, 3(1), 73-79.

Bornstein, R. F., & D'Agostino, P. R. (1992). Stimulus recognition and the mere exposure effect. Journal of personality and social psychology, 63(4), 545.

Budinsky, J., & Bryant, S. (2013). It's not easy being green": The greenwashing of environmental discourses in advertising. Canadian Journal of Communication, 38(2), 207-226.

Campbell, M. C., & Keller, K. L. (2003). Brand familiarity and advertising repetition effects. Journal of consumer research, 30(2), 292-304.

Carbone, V., & Moatti, V. (2011). Towards greener supply chains: an institutional perspective. International Journal of Logistics Research and Applications, 14(3), 179-197.Chan, L. K. H., & Hayward, W. G. (2013). Visual search. WIREs Cognitive Science, 4(4), 415–429.

Chatterjee, P. (2012). The role of varying information quantity in ads on immediate and enduring cross-media synergies. Journal of Marketing Communications, 18(3), 217-240.

Chen, Y. S., & Chang, C. H. (2013). Greenwash and green trust: The mediation effects of green consumer confusion and green perceived risk. Journal of business ethics, 114(3), 489-500.

De Weerd, P. (2003). Attention, neural basis of. In L. Nadel (Ed.), Encyclopedia of cognitive science (Vol. 1, pp. 238–246). London: Nature Publishing Group.Eagly, A. H., & Chaiken, S. (1993). The psychology of attitudes. Harcourt brace Jovanovich college publishers.

Fang, X., Singh, S., & Ahluwalia, R. (2007). An examination of different explanations for the mere exposure effect. Journal of consumer research, 34(1), 97-103.

Freitas Netto, S. V., Sobral, M. F. F., Ribeiro, A. R. B., & Soares, G. R. D. L. (2020). Concepts and forms of greenwashing: A systematic review. Environmental Sciences Europe, 32(1), 1-12.

Guerreiro, J., Rita, P., & Trigueiros, D. (2015). Attention, emotions and cause-related marketing effectiveness. European Journal of marketing, 49(11/12), 1728-1750.

Gonçalves, J., Santos, A. R., Kieling, A. P., & Tezza, R. (2022). The influence of environmental engagement in the decision to purchase sustainable cosmetics: An analysis using the Theory of Planned Behavior. Revista de Administração da UFSM, 15, 541-562.

Guo, R., Tao, L., Li, C. B., & Wang, T. (2017). A path analysis of greenwashing in a trust crisis among Chinese energy companies: The role of brand legitimacy and brand loyalty. Journal of Business Ethics, 140(3), 523-536.

Hair Jr., J.F., Black, W.C., Babin, B.J., & Anderson, R.E. (2009) Multivariate Data Analysis. 7th Edition, Prentice Hall, Upper Saddle River, 761.

Holden, S. J., & Vanhuele, M. (1999). Know the name, forget the exposure: Brand familiarity versus memory of exposure context. Psychology & Marketing, 16(6), 479-496.Janiszewski, C. (1993). Preattentive mere exposure effects. Journal of Consumer research, 20(3), 376-392.

Lee, A. Y., & Labroo, A. A. (2004). The effect of conceptual and perceptual fluency on brand evaluation. Journal of Marketing Research, 41(2), 151-165.

Lovato, M. L. (2013). Greenwashing no Brasil: quando a sustentabilidade ambiental se resume a um rótulo. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, 8, 162-171.

Lyon, T. P., & Montgomery, A. W. (2013). Tweetjacked: The impact of social media on corporate greenwash. Journal of business ethics, 118(4), 747-757.

Macdonald, E., & Sharp, B. (2003). Management perceptions of the importance of brand awareness as an indication of advertising effectiveness (Doctoral dissertation, Massey University, Department of Marketing).

Markham, D., Khare, A., & Beckman, T. (2014). Greenwashing: a proposal to restrict its spread. Journal of Environmental Assessment Policy and Management, 16(04), 1450030.

Matejek, S., & Gössling, T. (2014). Beyond legitimacy: A case study in BP’s “green lashing”. Journal of Business Ethics, 120, 571-584.

Matthes, J., Wonneberger, A., & Schmuck, D. (2014). Consumers' green involvement and the persuasive effects of emotional versus functional ads. Journal of Business Research, 67(9), 1885-1893.

Milosavljevic, M. (2007). The effects of preattention in an online advertising context: A neuroscience perspective. ProQuest.

Nyilasy, G., Gangadharbatla, H., & Paladino, A. (2014). Perceived greenwashing: The interactive effects of green advertising and corporate environmental performance on consumer reactions. Journal of business ethics, 125(4), 693-707.

Pacheco Junior, J. C. S., Damacena, C., & Bronzatti, R. (2015). Pré-ativação: o efeito priming nos estudos sobre o comportamento do consumidor. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 15(1), 284-309.

Parguel, B., Benoît-Moreau, F., & Larceneux, F. (2011). How sustainability ratings might deter ‘greenwashing’: A closer look at ethical corporate communication. Journal of business ethics, 102(1), 15-28.

Pope, S., & Wæraas, A. (2016). CSR-washing is rare: A conceptual framework, literature review, and critique. Journal of Business Ethics, 137(1), 173-193.

Rahman, I., Park, J., & Chi, C. G. Q. (2015). Consequences of “greenwashing”: Consumers’ reactions to hotels’ green initiatives. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 27(6), 1054-1081.

Rossini, J. C., & Galera, C. (2008). Seleção e análise de estímulos na tarefa de busca visual. Psicologia: Reflexão e Crítica, 21, 20-27.

Ryu, G., Lim, E. A. C., Tan, L. T. L., & Han, Y. J. (2007). Preattentive processing of banner advertisements: The role of modality, location, and interference. Electronic Commerce Research and Applications, 6(1), 6-18.

Shapiro, S., MacInnis, D. J., & Heckler, S. E. (1997). The effects of incidental ad exposure on the formation of consideration sets. Journal of consumer research, 24(1), 94-104.

Shapiro, S., & Krishnan, H. S. (2001). Memory-based measures for assessing advertising effects: A comparison of explicit and implicit memory effects. Journal of advertising, 30(3), 1-13.

Sternberg, R. J. (2000) Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas.

Walker, K., & Wan, F. (2012). The harm of symbolic actions and green-washing: Corporate actions and communications on environmental performance and their financial implications. Journal of business ethics, 109, 227-242.

Wolfe, J. M., Treisman, A., & Horowitz, T. S. (2003). What shall we do with the preattentive processing stage: Use it or lose it. Journal of Vision, 3(9), 572.

Wu, M. C. (2014). The effects of task demand and web information type on recognition of verbal emotional advertising.

Yoo, C. Y. (2008). Unconscious processing of web advertising: Effects on implicit memory, attitude toward the brand, and consideration set. Journal of interactive marketing, 22(2), 2-18.

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

Andreoli, T. P., & Minciotti, S. A. (2023). Atenção e ceticismo ao greenwashing: análise da influência no comportamento do consumidor. Revista De Administração Da UFSM, 16(4), e6. https://doi.org/10.5902/1983465973743

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)