Atenção e ceticismo ao greenwashing: análise da influência no comportamento do consumidor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465973743

Palavras-chave:

Processos cognitivos, Pré-atenção, Greenwashing, Ceticismo, Comportamento do consumidor

Resumo

Objetivo: O objetivo foi avaliar a influência do greenwashing no comportamento do consumidor, de acordo com os níveis de atenção e de ceticismo envolvidos na recepção e no processamento do estímulo.

Método: O método consistiu em uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de um experimento (n=151) com desenho fatorial 2 (atenção ou pré-atenção) x 2 (ceticismo ou não ceticismo), com a apresentação e posterior avaliação de uma peça publicitária fictícia com greenwashing.

Resultados: Observou-se que a situação de maior criticidade do consumidor ocorreu com a presença tanto da atenção quanto do ceticismo, sendo o inverso também verdadeiro, ou seja, detectou-se menor criticidade (ou maior vulnerabilidade) do consumidor quando a atenção (pré-atenção) e o ceticismo estavam ausentes. Esses resultados foram encontrados nas três variáveis investigadas: associações verdes, avaliação da imagem e julgamento sobre a prática de greenwashing.

Implicações da pesquisa: Tem-se como contribuição não apenas a investigação de construtos pouco explorados, mas também a combinação e o estudo de forma conectada, trazendo à discussão os processos cognitivos envolvidos na recepção, processamento, registro e recuperação de estímulos, em especial em relação ao processo da atenção, e vinculando-os à prática de greenwashing.

Implicações gerenciais: As implicações gerenciais podem ser vistas a partir de três perspectivas principais: organização, consumidores e governo, todas relacionadas à importância e à necessidade de maior conscientização.

Originalidade/valor: O estudo proporcionou uma compreensão inédita do papel de dois importantes processos cognitivos (atenção e ceticismo) no comportamento do consumidor em reação à prática de greenwashing.

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Biografia do Autor

Taís Pasquotto Andreoli, Doutora em Administração (USCS)

Doutora em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunto Universidade Federal de São Paulo

Silvio Augusto Minciotti, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor dos Programas de Mestrado e Doutorado em Administração e Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

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Publicado

2023-12-07

Como Citar

Andreoli, T. P., & Minciotti, S. A. (2023). Atenção e ceticismo ao greenwashing: análise da influência no comportamento do consumidor. Revista De Administração Da UFSM, 16(4), e6. https://doi.org/10.5902/1983465973743

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