Gestão Estratégica de Pessoas, Estratégia de Retenção de Profissionais e Comprometimento Organizacional em uma Estrutura Organizacional Remota
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346597217Resumo
O principal objetivo deste artigo é elucidar a gestão estratégica de pessoas, a estratégia de retenção de profissionais e a obtenção do comprometimento organizacional, tomando-se por base o caso Caulim da Amazônia S.A. – CADAM / Pará Pigmentos S.A. – PPSA e buscando-se responder à questão: quais as características da gestão estratégica de pessoas, considerando-se a estratégia de retenção de profissionais e a obtenção do comprometimento organizacional em suas peculiaridades de estrutura organizacional remota? Os sujeitos da pesquisa são diretores, gerentes, profissionais de RH, supervisores e coordenadores das unidades de Ipixuna, Monte Dourado e Barcarena, localizadas na Região Norte do Brasil, perfazendo um total de trinta e seis entrevistados. Os resultados mostram, nas interfaces das três unidades, traços que unem as pessoas, em todas essas localidades e em torno do mesmo propósito: reter profissionais de talento. Pode-se dizer que, se torna possível forjar a síntese que conduz ao comprometimento das pessoas com os objetivos organizacionais, nessas estruturas organizacionais, a partir da abordagem estratégica da gestão de pessoas. A retenção de profissionais está condicionada à capacidade de adaptação desses profissionais ou de seus familiares nessas regiões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores de artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.