Gestão estratégica de pessoas e comprometimento organizacional em organizações hospitalares
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465918169Resumo
Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, baseou-se em estudos de casos múltiplos em organizações hospitalares. Sua contribuição residiu na compreensão de como a gestão estratégica de pessoas pode favorecer o comprometimento organizacional, tendo como sujeitos os gestores de organizações hospitalares, e na ampliação das discussões sobre o conceito de comprometimento organizacional. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade, aplicação de survey de experiência e pesquisa documental. Para o tratamento dos dados e a análise dos resultados, foram utilizadas as estratégias de análise de conteúdo, análise reflexiva, análise documental e, em consequência, a triangulação de dados. Os resultados demonstraram que, quando as políticas e práticas da gestão estratégica de pessoas são integradas às estratégias organizacionais, há uma tendência da área de gestão de pessoas de atuar mais direcionada ao modelo de comprometimento. Além disso, os aspectos centrais dos conceitos e das percepções sobre comprometimento organizacional, elaborados pelos gestores, destacaram o engajamento, a dedicação e a identificação com a organização, que são características da dimensão afetiva de comprometimento, não sendo observadas referências às dimensões normativa e instrumental.
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