Desenvolvimento organizacional com base em estratégias de diversificação
DOI:
https://doi.org/10.5902/19834659584Resumo
Este artigo busca analisar o crescimento de uma organização pertencente à indústria calçadista do RS, que, em 2008, completa 63 anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, desenvolvida através do estudo de caso no Grupo Paquetá. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas e de análise documental. Os principais resultados encontrados revelam que a Paquetá, ao longo de sua trajetória, capturou oportunidades de expansão em áreas correlatas de atuação através da diversificação de linhas de produção e de segmentos de mercado, bem como mediante a integração vertical, mas também se expandiu em outros negócios não correlatos, como empreendimentos imobiliários e administração de cartões de crédito. Pode-se afirmar que a Paquetá soube aproveitar as oportunidades que surgiram diversificando seus negócios em um movimento não muito comum em relação às práticas organizacionais, entrando em mercados até então “desconhecidos” ou fora de sua área de especialidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores de artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.