Desenvolvimento organizacional com base em estratégias de diversificação
DOI:
https://doi.org/10.5902/19834659584Resumen
Este artigo busca analisar o crescimento de uma organização pertencente à indústria calçadista do RS, que, em 2008, completa 63 anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, desenvolvida através do estudo de caso no Grupo Paquetá. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas e de análise documental. Os principais resultados encontrados revelam que a Paquetá, ao longo de sua trajetória, capturou oportunidades de expansão em áreas correlatas de atuação através da diversificação de linhas de produção e de segmentos de mercado, bem como mediante a integração vertical, mas também se expandiu em outros negócios não correlatos, como empreendimentos imobiliários e administração de cartões de crédito. Pode-se afirmar que a Paquetá soube aproveitar as oportunidades que surgiram diversificando seus negócios em um movimento não muito comum em relação às práticas organizacionais, entrando em mercados até então “desconhecidos” ou fora de sua área de especialidade.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

