Relação de pertencimento das competências multiníveis dos líderes para a transformação digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465990570

Palavras-chave:

Competência multinível, Liderança, Transformação digital

Resumo

Objetivo: O objetivo da pesquisa é identificar o alinhamento e a interdependência entre os níveis de competências dos líderes para transformação digital (TD) no setor industrial metal-mecânico.

Desing/metodologia/abordagem: Esta pesquisa adotou uma abordagem exploratória e quantitativa, realizada a partir de um survey com os líderes de vinte e duas indústrias associadas ao Sindimetal RS, totalizando 201 respondentes. A técnica de Análise Fatorial Exploratória (AFE) e regressão logística multinominal foi aplicada para identificar a relação entre as competências nos níveis individual, de equipe e organizacional.

Resultados: Os dados obtidos com a aplicação da regressão logística multinominal demonstram validade suficiente para a aceitação dos resultados considerando o percentual de casos classificados corretamente e as relações de pertencimento das competências dos líderes às TD das organizações. Vale destacar que as correlações entre os níveis organizacional, de equipe e individual foram avaliadas e evidenciadas pelo teste de Spearman, e as relações entre as habilidades pertencentes aos níveis inferior/superior foram analisadas por regressão logística demonstrando a existência de movimento cíclico entre os níveis como um processo dinâmico fundamental na teoria multinível.

Originalidade/valor: Para fins acadêmicos, organizacionais e sociais, o estudo multinível de competências pode ser reaplicado em pesquisas voltadas para outras indústrias. Como contribuições gerenciais, o modelo multinível de habilidades dos líderes para a TD da indústria servirá de base para análises sobre autoavaliações de habilidades já existentes em líderes da indústria e auxiliará na identificação de necessidades de desenvolvimento multinível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Joseandra Dillenburg, Universidade Feevale

Mestre em Administração.

Cristiane Froehlich, Universidade Feevale

Doutorado em Administração.

Maria Cristina Bohnenberger, Universidade Feevale

 Doutorado em Economia da Empresa.

Referências

Area-Moreira, M., Bonilla, P. J. S., & Mesa, A. L. S. (2020). La transformación digital de los centros escolares. Obstáculos y resistencias. Digital education review, (37), 15-31. DOI: https://doi.org/10.1344/der.2020.37.15-31

Benitez, J., Arenas, A., Castillo, A., & Esteves, J. (2022). Impact of digital leadership capability on innovation performance: The role of platform digitization capability. Information & Management, 59(2), 103590. DOI: https://doi.org/10.1016/j.im.2022.103590

Bharadwaj, A., El Sawy, O. A., Pavlou, P. A., & Venkatraman, N. V. (2013). Digital business strategy: toward a next generation of insights. MIS quarterly, 471-482. DOI: https://doi.org/10.25300/MISQ/2013/37:2.3

Brandão, H. P., & Guimarães, T. D. A. (2001). Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto?. Revista de Administração de empresas, 41, 8-15. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902001000100002

Brock, J. K. U., & Von Wangenheim, F. (2019). Demystifying AI: What digital transformation leaders can teach you about realistic artificial intelligence. California management review, 61(4), 110-134. DOI: https://doi.org/10.1177/1536504219865226

Brown, S. G., Hill, N. S., & Lorinkova, N. N. M. (2021). Leadership and virtual team performance: a meta-analytic investigation. European Journal of Work and Organizational Psychology, 30(5), 672-685. DOI: https://doi.org/10.1080/1359432X.2021.1914719

Dehghanan, H., Gheitarani, F., Rahimi, S., & Nawaser, K. (2021). A systematic review of leadership styles in organizations: Introducing the concept of a task-relationship–change leadership network. International Journal of Innovation and Technology Management, 18(07), 2130007. DOI: https://doi.org/10.1142/S021987702130007X

Dillenburg, C. J., Froehlich, C. & Bohnenberger, M. C. (2023). Competências Multiníveis das lideranças para transformação digital. Anais do 8º Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, São Paulo, SP, Brasil. Recuperado em: 1 de jul. 2023, de: http://anpad.com.br/pt_br/event/details/123/1918

Fávero, L. P., & Belfiore, P. (2017). Manual de análise de dados: estatística e modelagem multivariada com Excel®, SPSS® e Stata®. Elsevier Brasil.

Fiergs – Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. (2022). Fiergs promove o impulsionado a indústria. Recuperado em: jun. de 2022, de: https://sesirs.org.br/noticia/fiergs-promove-o-impulsionando-industria

Ngayo Fotso, G. M. (2021). Leadership competencies for the 21st century: a review from the Western world literature. European Journal of Training and Development, 45(6/7), 566-587. DOI: https://doi.org/10.1108/EJTD-04-2020-0078

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. Bookman editora.

Hansen, A. M., Kraemmergaard, P., & Mathiassen, L. (2011). Rapid adaptation in digital transformation: A participatory process for engaging IS and business leaders. MIS Quarterly Executive, 10(4).

Henriette, E., Feki, M., & Boughzala, I. (2015). The shape of digital transformation: a systematic literature review. MCIS 2015 Proceedings, 10, 431-443.

Hüsing, T., Dashja, E., Gareis, K., Korte, W. B., Stabenow, T., & Markus, P. (2015). E-leadership skills for small and medium sized enterprises: final report. Brussels: European Commission.

Idris, F., & Mohd Ali, K. A. (2008). The impacts of leadership style and best practices on company performances: Empirical evidence from business firms in Malaysia. Total Quality Management, 19(1-2), 165-173. DOI: https://doi.org/10.1080/14783360701602130

Imran, F., Shahzad, K., Butt, A., & Kantola, J. (2021). Digital transformation of industrial organizations: Toward an integrated framework. Journal of change management, 21(4), 451-479. DOI: https://doi.org/10.1080/14697017.2021.1929406

Jäckli, U., & Meier, C. (2020). Leadership in the digital age: its dimensions and actual state in Swiss companies. International Journal of Management and Enterprise Development, 19(4), 293-312. DOI: https://doi.org/10.1504/IJMED.2020.110815

Kappelman, L., Johnson, V., Torres, R., Maurer, C., & McLean, E. (2019). A study of information systems issues, practices, and leadership in Europe. European Journal of Information Systems, 28(1), 26-42. DOI: https://doi.org/10.1080/0960085X.2018.1497929

Karippur, N. K., & Balaramachandran, P. R. (2022). Antecedents of effective digital leadership of enterprises in Asia Pacific. Australasian Journal of Information Systems, 26. DOI: https://doi.org/10.3127/ajis.v26i0.2525

Klein, K. J., & Kozlowski, S. W. (2000). From micro to meso: Critical steps in conceptualizing and conducting multilevel research. DOI: https://doi.org/10.1177/109442810033001

Organizational research methods, 3(3), 211-236.

Kozlowski, S. W. J., & Klein, K. J. (2000). A multilevel approach to theory and research in organizations: Contextual, temporal, and emergent processes. In K. J. Klein & S. W. J. Kozlowski (Eds.), Multilevel theory, research, and methods in organizations: Foundations, extensions, and new directions (pp. 3–90). Jossey-Bass/Wiley.

Kozlowski, S. W., Chao, G. T., Grand, J. A., Braun, M. T., & Kuljanin, G. (2016). Capturing the multilevel dynamics of emergence: Computational modeling, simulation, and virtual experimentation. Organizational Psychology Review, 6(1), 3-33. DOI: https://doi.org/10.1177/2041386614547955

Kozlowski, S. W., Chao, G. T., Grand, J. A., Braun, M. T., & Kuljanin, G. (2013). Advancing multilevel research design: Capturing the dynamics of emergence. Organizational research methods, 16(4), 581-615. DOI: https://doi.org/10.1177/1094428113493119

Ljubica, J., Littrell, R. F., Warner-Søderholm, G., & Minelgaite, I. (2021). Empower me or not? Influence of societal culture. Academy of Management Proceedings, 1(12), 36-47. DOI: https://doi.org/10.5465/AMBPP.2021.15674abstract

Malhotra, N. K. (2019). Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 7. ed. Porto Alegre: Bookman Editora. Recuperado em: 01 de fev. de 2023, de: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/23/pdf/0?code=U8ziBdKnZsVkToqC2Qy5flqyzNylzsbQaJL2085LkDVGZcpgOFg56vtxX51pbTdBPn9S0xwnENSevF+osrUR4g==.

Marcato, M. B., & TORRACA, J. (2020). Impactos da COVID-19 na indústria de transformação do Brasil. Textos para Discussão, IE/UFRJ, (19).

Marks, M. A., Mathieu, J. E., & Zaccaro, S. J. (2001). A temporally based framework and taxonomy of team processes. Academy of management review, 26(3), 356-376. DOI: https://doi.org/10.2307/259182

Matt, C., Hess, T., & Benlian, A. (2015). Digital transformation strategies. Business & Information Systems Engineering, 57(5), 339-343. DOI: https://doi.org/10.1007/s12599-015-0401-5

Montezano, L., & da Silva Filho-antonio, A. I. (2022). Relação multinível das competências para inovação no setor público brasileiro. EnANPAD. Recuperado em: 15 nov. 2022, de: http://anpad.com.br/uploads/articles/120/approved/73a427badebe0e32caa2e1fc7530b7f3.pdf.

Motiani, N. N., & Kulkarni, A. (2021). Leadership role in implementing Lean Six Sigma: a cross case analysis of KPO/BPO service DOI: https://doi.org/10.1108/IJIS-09-2020-0159

organizations. International Journal of Innovation Science, 13(3), 249-267.

Nasution, R. A., Arnita, D., Rusnandi, L. S. L., Qodariah, E., Rudito, P., & Sinaga, M. F. N. (2020). Digital mastery in Indonesia: the organization and individual contrast. Journal of Management Development, 39(4), 359-390. DOI: https://doi.org/10.1108/JMD-03-2019-0081

Nylén, D., & Holmström, J. (2015). Digital innovation strategy: A framework for diagnosing and improving digital product and service innovation. Business horizons, 58(1), 57-67. DOI: https://doi.org/10.1016/j.bushor.2014.09.001

Oberer, B., & Erkollar, A. (2018). Leadership 4.0: Digital leaders in the age of industry 4.0. International journal of organizational leadership. DOI: https://doi.org/10.33844/ijol.2018.60332

Ötting, S. K., Masjutin, L., & Maier, G. W. (2021). The future of leadership—How is leadership in small and medium-sized enterprises going to change?. Gruppe. Interaktion. Organisation. Zeitschrift für Angewandte Organisationspsychologie (GIO), 52(4), 639-647. DOI: https://doi.org/10.1007/s11612-021-00610-9

Porfírio, J. A., Carrilho, T., Felício, J. A., & Jardim, J. (2021). Leadership characteristics and digital transformation. Journal of Business Research, 124, 610-619. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.10.058

Rodríguez-Abitia, G., & Bribiesca-Correa, G. (2021). Assessing digital transformation in universities. Future Internet, 13(2), 52. DOI: https://doi.org/10.3390/fi13020052

Saarikko, T., Westergren, U. H., & Blomquist, T. (2020). Digital transformation: five recommendations for the digitally conscious firm. Business Horizons, 63(6), 825-839. DOI: https://doi.org/10.1016/j.bushor.2020.07.005

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo. (2019a). Site institucional. São Leopoldo: Sindimetal. Recuperado em: 8 ago. 2022, de: https://www.sindimetalrs.org.br

Siqueira, M. M. M. (2009). Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Artmed Editora.

Vial, G. (2019). Understanding digital transformation: a review and a research agenda. The Journal of Strategic Information Systems, 28(2), 118-144. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsis.2019.01.003

Publicado

2025-05-30

Como Citar

Dillenburg, C. J., Froehlich, C., & Bohnenberger, M. C. (2025). Relação de pertencimento das competências multiníveis dos líderes para a transformação digital. Revista De Administração Da UFSM, 18(1), e7. https://doi.org/10.5902/1983465990570

Edição

Seção

Artigos