Competence management models in leading Brazilian organizations

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465935598

Abstract

Purpose: To investigate into the strategic alignment of competency-based management (CBM) models implemented in 95 Brazilian organizations, leaders in their respective segments.

Design / methodology / approach: The study is a longitudinal, exploratory-descriptive study under a qualitative and quantitative approach.

Findings: A great similarity was found in the competencies in the CBM models, both in terms of incidence of competencies and similarity of their descriptions.

Research limitations / implications: The study reveals a trend towards a disconnection between individual competencies and organizational strategies and values, and suggests four possible propositions to be investigated in future studies: P1: Absence of conceptual rigor for competences; P2: Insufficient dedication of time to implement a model; P3: Dissemination of “off-the-shelf models”, and P4: Institutionalization of CBMs as a dominant practice for people management.

Practical implications: The results point to the need for organizations, when building or updating their CBM models, to pay attention to the concept of competencies used, ensuring the incorporation of the organizational strategy into the model, and dedicating adequate time to its elaboration and implementation in order to customize the CBM  model to their needs.

Originality / value: It constitutes one of the few longitudinal surveys with a representative sample of existing CBM models in Brazil and worldwide; hence, it captured a phenomenon (homogenization of CBM) that has been difficult to be observed outside this research.

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Author Biographies

Bruno Henrique Rocha Fernandes, Escola de Negócios da PUCPR

Diretor da Escola de Negócios da PUCPR, atuando também como professor no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPAD. É ainda professor associado da Fundação Dom Cabral e FIA-USP. Antes atuou na Universidade Positivo, onde foi Coordenador e Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PMDA), coordenador de graduação em Administração, coordenador de relações com o mercado, coordenador de Relações Internacionais e Pró-reitor de Pós-graduação. Foi professor visitante da Plymouth University, Inglaterra (2011 e 2014), e Institute Superieur de Gestion (ISG), França (2012), além de pesquisador visitante na Universidade de Cambridge, Inglaterra (2003-2004). É consultor em estratégia e gestão de pessoas, com trabalhos desenvolvidos para empresas como Alpargatas, Acesita, Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Nacional de Petróleo (ANP), AstraZeneca, Banco Central do Brasil, Banco Votorantim, Braskem, Caixa Econômica Federal, CCR, Coamo, Confederação Nacional do Comércio (CNC), Dotz, Embraco, Fiat (Power Train), Gerdau, Grupo Marista, GVT, Gol Linhas Aéreas, GRPCOM, Incepa/Roca, IRB Brasil-RE, Klabin, Kraft Foods, Rede Energia, Sebrae, Senac Nacional, Sesc Nacional e Sesc-SP, Souza Cruz, Sotreq/Caterpillar, PESA/ Caterpillar, TAM, TIM, Usiminas, Volvo, entre outros. É autor dos livros Sobre Fibras e Gente: a história da GVT, empresa que mudou as telecomunicações no Brasil ? Ed. Sextante; Gestão Estratégica de Pessoas com Foco em Competência - Ed. Campus-Elsevier; Administração Estratégica: da Competência Empreendedora à Avaliação do Desempenho ? Ed. Saraiva, Competências e Desempenho organizacional: o que há além do balanced scorecard, Ed. Saraiva. Também é autor de dezenas de artigos publicados em revistas e congressos científicos no Brasil e exterior, na área de estratégia e gestão de pessoas. Sua formação incluiu Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) ? com doutorado sanduíche pela Cambridge University, mestrado em Administração pela UFPR e graduação em Administração pela FEA-USP. Seus interesses de pesquisa envolvem estratégia e gestão de pessoas, abordando temas como capacidades e competências organizacionais, sistemas estratégicos de medição do desempenho, envolvimento das pessoas em torno de estratégias e sistemas de trabalho de alto desempenho.  

Claudia Cristina Bitencourt, Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS

Professora titular e Decana da Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS. Possui Doutorado em Administração pelo PPGA/UFRGS (2001); Mestrado em Administração pelo PPGA/UFRGS (1995); Especialização em Administração de Recursos Humanos pela FDRH/PUCRS (1990); Graduação em Administração de Empresas pela PUCRS (1989). Foi professora visitante nas Universidades de Queensland (2000 e 2003), Universidade de Lisboa (2006), Universidade Texas PanAmericana (2009, 2011) e Thunderbird School of Global Management (2009).

Graziella Maria Comini, Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Economista, com mestrado e doutorado em administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, FEA/USP, especialização na Harvard Business School e Universidade de Bologna, Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da FEA/USP, Professora Associada do Departamento de Administração da FEA/USP, na área de Gestão de Pessoas, Coordenadora do Centro de Empreendedorismo Social e Administração do Terceiro Setor (CEATS) e Representante do Brasil no SEKN Social Enterprise Knowledge Network. Conselheira de empreendimentos socioambientais e negócios sociais no Brasil. Desenvolve projetos de pesquisa nos seguintes temas: organizações híbridas, negócios sociais, inovação social, gestão de pessoas e responsabilidade social.

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Published

2021-10-04

How to Cite

Fernandes, B. H. R., Bitencourt, C. C., & Comini, G. M. (2021). Competence management models in leading Brazilian organizations. Revista De Administração Da UFSM, 14(3), 458–477. https://doi.org/10.5902/1983465935598

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