Modelos de gestão por competências em organizações líderes no Brasil

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465935598

Abstract

Objetivo: investigar o alinhamento estratégico de Modelos de Gestão por Competências (MGC) implementados em 95 organizações brasileiras, referências em seus respectivos segmentos

Design/metodologia/abordagem: A pesquisa se constitui em um estudo longitudinal, de natureza exploratório-descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa

Resultados: Observou-se grande similaridade nas competências constantes nos modelos de gestão por competências, tanto em termos da incidência das competências como também na similaridade na própria descrição das competências.

Limitações/implicações da pesquisa: O estudo revela uma tendência de descolamento das competências individuais das estratégias e valores organizacionais e sugere quatro possíveis proposições para serem investigadas em estudos futuros: P1: Ausência de rigor conceitual para competências; P2: Dedicação insuficiente de tempo para implementar um modelo; P3: Disseminação de “modelos de prateleiras” e P4: Institucionalização dos MGC como prática dominante para gestão de pessoas.

Implicações práticas: Os resultados apontam para a necessidade de organizações, ao construírem ou atualizarem seus MGC, atentem ao conceito de competências utilizado, assegurem a incorporação da estratégia organizacional ao modelo, dediquem tempo adequado à elaboração e implementação, a fim de customizar o MGC às suas necessidades.

Originalidade/valor: Constitui-se um dos poucos levantamentos longitudinais com uma amostra representativa existentes sobre MGC no país e no mundo; como consequência, capturou um fenômeno (homogeneização dos MGC) difícil de ser observado fora deste recorte de pesquisa.

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Biografie autore

Bruno Henrique Rocha Fernandes, Escola de Negócios da PUCPR

Diretor da Escola de Negócios da PUCPR, atuando também como professor no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPAD. É ainda professor associado da Fundação Dom Cabral e FIA-USP. Antes atuou na Universidade Positivo, onde foi Coordenador e Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PMDA), coordenador de graduação em Administração, coordenador de relações com o mercado, coordenador de Relações Internacionais e Pró-reitor de Pós-graduação. Foi professor visitante da Plymouth University, Inglaterra (2011 e 2014), e Institute Superieur de Gestion (ISG), França (2012), além de pesquisador visitante na Universidade de Cambridge, Inglaterra (2003-2004). É consultor em estratégia e gestão de pessoas, com trabalhos desenvolvidos para empresas como Alpargatas, Acesita, Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Nacional de Petróleo (ANP), AstraZeneca, Banco Central do Brasil, Banco Votorantim, Braskem, Caixa Econômica Federal, CCR, Coamo, Confederação Nacional do Comércio (CNC), Dotz, Embraco, Fiat (Power Train), Gerdau, Grupo Marista, GVT, Gol Linhas Aéreas, GRPCOM, Incepa/Roca, IRB Brasil-RE, Klabin, Kraft Foods, Rede Energia, Sebrae, Senac Nacional, Sesc Nacional e Sesc-SP, Souza Cruz, Sotreq/Caterpillar, PESA/ Caterpillar, TAM, TIM, Usiminas, Volvo, entre outros. É autor dos livros Sobre Fibras e Gente: a história da GVT, empresa que mudou as telecomunicações no Brasil ? Ed. Sextante; Gestão Estratégica de Pessoas com Foco em Competência - Ed. Campus-Elsevier; Administração Estratégica: da Competência Empreendedora à Avaliação do Desempenho ? Ed. Saraiva, Competências e Desempenho organizacional: o que há além do balanced scorecard, Ed. Saraiva. Também é autor de dezenas de artigos publicados em revistas e congressos científicos no Brasil e exterior, na área de estratégia e gestão de pessoas. Sua formação incluiu Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) ? com doutorado sanduíche pela Cambridge University, mestrado em Administração pela UFPR e graduação em Administração pela FEA-USP. Seus interesses de pesquisa envolvem estratégia e gestão de pessoas, abordando temas como capacidades e competências organizacionais, sistemas estratégicos de medição do desempenho, envolvimento das pessoas em torno de estratégias e sistemas de trabalho de alto desempenho.  

Claudia Cristina Bitencourt, Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS

Professora titular e Decana da Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS. Possui Doutorado em Administração pelo PPGA/UFRGS (2001); Mestrado em Administração pelo PPGA/UFRGS (1995); Especialização em Administração de Recursos Humanos pela FDRH/PUCRS (1990); Graduação em Administração de Empresas pela PUCRS (1989). Foi professora visitante nas Universidades de Queensland (2000 e 2003), Universidade de Lisboa (2006), Universidade Texas PanAmericana (2009, 2011) e Thunderbird School of Global Management (2009).

Graziella Maria Comini, Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Economista, com mestrado e doutorado em administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, FEA/USP, especialização na Harvard Business School e Universidade de Bologna, Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da FEA/USP, Professora Associada do Departamento de Administração da FEA/USP, na área de Gestão de Pessoas, Coordenadora do Centro de Empreendedorismo Social e Administração do Terceiro Setor (CEATS) e Representante do Brasil no SEKN Social Enterprise Knowledge Network. Conselheira de empreendimentos socioambientais e negócios sociais no Brasil. Desenvolve projetos de pesquisa nos seguintes temas: organizações híbridas, negócios sociais, inovação social, gestão de pessoas e responsabilidade social.

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Pubblicato

2021-10-04

Come citare

Fernandes, B. H. R., Bitencourt, C. C., & Comini, G. M. (2021). Modelos de gestão por competências em organizações líderes no Brasil. Revista De Administração Da UFSM, 14(3), 458–477. https://doi.org/10.5902/1983465935598

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