Aplicação das Metodologias FMEA e GUT na Prestação do Serviço Automotivo de Geometria a Laser
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346595659Resumo
O serviço automotivo de geometria a laser é responsável pelo alinhamento das rodas, da direção e do câmber e tem como objetivo ajustar as rodas para que o pneu tenha o mínimo atrito possível com o solo. Selecionou-se o serviço de geometria a laser devido a sua grande procura na empresa em estudo (verificado por meio dos relatórios de vendas e ordens de serviços), no que diz respeito ao volume de vendas. O estudo teve como objetivo a elaboração do fluxograma de processos, a identificação das falhas nos processos sugerindo a implementação de ações para a correção das inconformidades. Como metodologia utilizou-se a abordagem quantitativa, metodologia descritiva e como técnica o acompanhamento in loco, de forma a identificar todas as etapas envolvidas no processo de prestação do serviço. Para a identificação das falhas utilizou-se a metodologia FMEA, que foram avaliadas utilizando-se os critérios da metodologia GUT. As principais falhas elencadas foram: o alto índice de retrabalho, a qualificação do geometrista, a necessidade de atualização do manual dos padrões e medidas dos veículos para a geometria, a necessidade de acompanhamento do geometrista junto ao cliente nos testes do veículo e a verificação e aferição da máquina de geometria. Através da metodologia GUT elencou-se como prioridade o acompanhamento do geometrista junto ao cliente nos testes do veículo e a aferição do equipamento de geometria, o que impactou diretamente no índice de retrabalho.Downloads
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