Utilização de práticas e metodologias adaptativas de gerenciamento de projetos para o desenvolvimento de um programa de doutorado profissional
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465942849Palavras-chave:
Professional Doctorate, Adaptive Project Management, Postgraduate, Project Management, CAPESResumo
Objetivo – Para conduzir os projetos de desenvolvimento e criação de novos programas de pós-graduação stricto sensu profissional, as instituições de ensino superior têm, cada vez mais, utilizado ferramentas de gestão de projetos. Esta pesquisa teve como objetivo propor um modelo de práticas adaptativas de gerenciamento de projetos de curso de um Doutorado Profissional em Administração, visando o alcance dos objetivos propostos pela CAPES.
Design/metodologia/abordagem – A abordagem utilizada foi qualitativa, por meio do método de estudo de caso único. Para explorar o fenômeno, houve a condução de entrevistas semiestruturadas com coordenadores acadêmicos especialistas em pós-graduação e a coletada de documentos, o que permitiu a triangulação dos dados. A análise de dados primários e a análise de documentos da CAPES serviram como insumos para análise e interpretação dos resultados.
Resultados – Como resultado, desenvolvemos um modelo adaptativo de gerenciamento de projetos com as seguintes características: a) planejamento constante das atividades, ocorrendo a cada novo ciclo de interações; b) iterações de atividades curtas, que permitem maior controle do projeto; c) validações realizadas a todo o momento para garantir o cumprimento das metas propostas pela CAPES e; d) adaptável a mudanças do escopo durante a execução do ciclo de vida do projeto.
Limitações/implicações da pesquisa - O estudo do uso de práticas de gestão de projetos e metodologias adaptativas de gerenciamento de projetos ainda é escasso, no que tange ao contexto de desenvolvimento de programas de pós-graduação stricto sensu. O processo de absorção dos conceitos relacionados à gestão de projetos é árduo, devido à maioria dos coordenadores de programas executarem os processos de avaliação da CAPES de forma automática, seguindo apenas os quesitos e prazos determinados pela ficha de avaliação, sem determinar marcos e períodos curtos de entrega.
Originalidade/valor – Este estudo contribui para a academia ao evidenciar a necessidade da gestão de projetos como ferramenta e técnica para o desenvolvimento de programas de pós-graduação stricto sensu profissional. Dessa forma, as IES terão a possibilidade de utilizar um modelo de práticas adaptativas de gerenciamento de projetos, para o alcance dos objetivos propostos pelo processo de avaliação da CAPES. Com isso, as IES se fortalecem na gestão, no controle e no monitoramento do avanço de seus programas.
Downloads
Referências
Balbachevsky, E. (2005). A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem-sucedida. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1, 285-314.
Barcellos, P. F. P., & Nesello, P. (2014). A contribuição do gerenciamento de projetos no processo de desenvolvimento de produtos. Revista GEINTEC-Gestão, Inovação e Tecnologias, 4(2), 808-822.
Braga, P. P., Romano, C. M., Silva, K. L., & Duarte, E. D. (2019). Utilização de software em análises de dados qualitativos: contribuições para resultados consistentes em investigações nas ciências da saúde. CIAIQ2019, 2, 950-955.
Brioso, X., Humero, A., & Hernández, C. C. (2018). Teaching how to integrate Last Planner System and the Safety and Health Management System= Enseñando a integrar el Last Planner System y el Sistema de Gestión de Seguridad y Salud. Advances in Building Education, 2(1), 12-30.
Carvalho, M. M., & Rabechini Jr, R. (2017). Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. São Paulo: Atlas.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior [CAPES] (2019a). História e missão. Recuperado de <http://www.capes.gov.br/historia-e-missao>.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior [CAPES] (2019b). GEOCAPES – Sistema de Informações Georreferenciadas. Recuperado de <https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/>.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior [CAPES] (2019c). Recuperado de <https://capes.gov.br>.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior [CAPES] (2019d). Avaliação Quadrienal 2017-2. Recuperado de <http://avaliacaoquadrienal.capes.gov.br/resultado-da-avaliacao-quadrienal-2017-2>.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior [CAPES] (2019e). Portaria 389, de 23 de março de 1017. Dispõe sobre o mestrado e doutorado profissional no âmbito da pós-graduação stricto sensu brasileiro – Ministério de Estado da Educação. Recuperado de <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/24032017-PORTARIA-No-389-DE-23-DE-MARCO-DE-2017.pdf>.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior [CAPES] (2019f). Portaria 60, de 20 de março de 2019, dispõe sobre o mestrado e doutorado profissionais, no âmbito da CAPES. Recuperado de <http://capes.gov.br/images/novo_portal/portarias/22032019_Portarias_59e60.pdf>.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior [CAPES] (2019g). Sobre o Processo de Avaliação. Recuperado de < http://capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao>.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior [CAPES] (2020). Sobre o Processo de Avaliação. Recuperado de <https://www.capes.gov.br/avaliacao/entrada-no-snpg-propostas>.
Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos Creswell, J. W. (2010). Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed.
Ferraz, R. R. N., Maccari, E. A., Quoniam, L., Silva, M. V. C., & Modkovski, A. F. (2017). Planejamento anual e quadrienal de prestação de contas à Capes por meio da ferramenta computacional Scriptsucupira. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 14.
Ferreira, M. P. (2015). Pesquisa em administração e ciências sociais aplicadas. Grupo Gen-LTC.
Festinalli, R. C. (2005). A formação de mestres em administração: por onde caminhamos? Organizações & Sociedade, 12(35), 135-150.
Gibbs, G. (2009). Análise de dados qualitativos: coleção pesquisa qualitativa. Bookman Editora.
Goldman, S. L., Nagel, R. N., & Preiss, K. (1995). Agile competitors and virtual organizations: strategies for enriching the customer (Vol. 8). New York: Van Nostrand Reinhold.
Humble, Á. M. (2012). Qualitative data analysis software: A call for understanding, detail, intentionality, and thoughtfulness. Journal of family theory & review, 4(2), 122-137.
Kerzner, H. (2011). Gerenciamento de Projetos: uma abordagem sistêmica para planejamento, programação e controle. São Paulo: Blucher, 166.
Koskela, L., & Howell, G. (2002). The theory of project management: Explanation to novel methods. In Proceedings IGLC (Vol. 10, No. 1, pp. 1-11).
Koskela, L. J., Stratton, R., & Koskenvesa, A. (2010). Last planner and critical chain in construction management: comparative analysis. In Proceedings of the 18th Annual Conference of the International Group for Lean Construction (pp. 538-547). National Building Research Institute, Technion-Israel Institute of Technology.
Maccari, E. A., Almeida, M. I. R., Nishimura, A. T., & Rodrigues, L. C. (2009). A gestão dos programas de pós-graduação em administração com base no sistema de avaliação da CAPES. Revista de Gestão USP, 16(4), p. 1-16.
Maccari, E. A., Almeida, M. I. R., Riccio, E. L., & Alejandro, T. B. (2014). Proposta de um modelo de gestão de programas de pós-graduação na área de Administração a partir dos sistemas de avaliação do Brasil (CAPES) e dos Estados Unidos (AACSB). Revista de Administração, 49(2), 369-383.
Maccari, E. A., Martins, S. B., & Almeida, M. I. R. (2015). Comparativo entre os sistemas de avaliação da Association to Advance Collegiate Schools of Business (Estados Unidos) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasil) e o seu uso pelos coordenadores de programas. Revista Brasileira de Pós-graduação (RBPG), 12(27), p. 39-66.
Maccari, E. A., & Nishimura, A. T. (2014). Povoamento dos estratos conceitos 6 e 7 no sistema de avaliação da CAPES pela área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo nas avaliações trienais 2010 e 2013. REAd-Revista Eletrônica de Administração, 20(3), 601-624.
Maccari, E. A., Rodrigues, L. C., Alessio, E. M., & Quoniam, L. M. (2008). Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em Administração. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 5(9).
Marjaei, S., Yazdi, F. A., & Chandrashekara, M. (2019). MAXQDA and its Application to LIS Research. Library Philosophy and Practice, 1-9.
Martins, S. B., Maccari, E. A. & Martins, C. B. (2017). O uso dos métodos Delphi e AHP na priorização de projetos em programas de metrado profissional: Na área de administração pública e de empresas, ciências contábeis e turismo. Departamento de Ciências da Administração/UFSC.
Nunes, R. D. (2017). A Implantação das metodologias ágeis de desenvolvimento de software scrum e extreme programming (XP): uma alternativa para pequenas empresas do setor de tecnologia da informação. ForScience, 4(2).
Padalkar, M., & Gopinath, S. (2016). Are complexity and uncertainty distinct concepts in project management? A taxonomical examination from literature. International Journal of Project Management, 34(4), 688-700.
Poppendieck, M., & Poppendieck, T. (2003). Lean Software Development: An Agile Toolkit: An Agile Toolkit. Addison-Wesley.
Project Management Institute [PMI] (2017). A Guide to the Project Management Body of Knowledge [PMBoK® Guide], 6th ed. Newtown Square, USA: Author, p. 762.
Rabechini Jr., R., Carvalho, M. M., Rodrigues, I., & Sbragia, R. (2011). A organização da atividade de gerenciamento de projetos: os nexos com competências e estrutura. Gestão & Produção, 18(2), 409-424.
Rodríguez, P., Mäntylä, M., Oivo, M., Lwakatare, L. E., Seppänen, P., & Kuvaja, P. (2019). Advances in using agile and lean processes for software development. In Advances in Computers (Vol. 113, pp. 135-224). Elsevier.
Sabbagh, R. (2014). Scrum: Gestão ágil para projetos de sucesso. Editora Casa do Código.
Schwaber, K. (1995). Scrum Development Process. OOPLSA’95 Workshop on Business. Object Design and Implementation. Austin, 1995.
Shenhar, A. J., & Dvir, D. (2010). Reinventando gerenciamento de projetos: a abordagem diamante ao crescimento e inovação bem-sucedidos. São Paulo: M. Books.
Seppänen, O., Ballard, G., & Pesonen, S. (2010). The Combination of Last Planner System and Location-Based Management System. Lean construction journal.
Starkweather, J. A., & Stevenson, D. H. (2011). PMP® certification as a core competency: Necessary but not sufficient. Project Management Journal, 42(1), 31-41.
Stopa, G. R., & Rachid, C. L. (2019). Scrum: Metodologia ágil como ferramenta de gerenciamento de projetos. CES Revista, 33(1), 302-323.
Takahashi, A. R. W., Vercha, J. K., Montenegro, L. M., & Rese, N. (2010). Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico em Administração: Convergências, Divergências e Desafios aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil. Administração: ensino e pesquisa, 11(4), 551-578.
Teles, V. M. (2014). Extreme Programming-2ª Edição: Aprenda como encantar seus usuários desenvolvendo software com agilidade e alta qualidade. Novatec Editora.
Wirkus, M. (2016). Adaptive management approach to an infrastructure project. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 226, 414-422.
Yin, R. K. (2015). Case study research: design and methods, 5th ed. Thousand Oaks, USA: SAGE Publications, inc.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Administração da UFSM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.