O uso do cartão de crédito: o valor da marca e materialismo influenciam no comportamento impulsivo de compra?
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465938864Palavras-chave:
Impulsive Behavior, Brand Value, Credit Card, Materialism.Resumo
Objetivo - Este estudo visa identificar fatores, como materialismo e Valor da marca, que podem influenciar o comportamento de compra impulsivo associado ao uso do cartão de crédito.
Desenho / metodologia / abordagem - Adotamos o método survey, com a coleta de 384 questionários estruturados face a face, com foco na indústria calçadista. Os dados foram coletados no estado do Rio Grande do Sul - Brasil, abrangendo as sete mesorregiões do estado. Análise fatorial confirmatória, estatística descritiva, ANOVA, teste T e Modelagem de Equações Estruturais (SEM) foram utilizados para analisar os dados.
Resultados - Neste estudo, descobrimos que o valor da marca não impacta o comportamento de compra impulsivo, mas o cartão de crédito impacta positivamente o comportamento de compra impulsivo.
Limitações / implicações da pesquisa - A pesquisa foi executada apenas em uma província, então pesquisas futuras poderiam ser desenvolvidas em outros lugares e culturas.
Implicações práticas - Este estudo pode ajudar acadêmicos e gerentes da indústria de calçados a entender o comportamento de compra impulsiva de seus consumidores.
Valor original - Este estudo mostra a relação entre o uso do cartão de crédito, o materialismo e os construtos do comportamento de compra impulsiva.
Downloads
Referências
Aaker, D. A. (1996). Building Strong Brands ‘Free Press Publications. New York.
Aaker, D. A., & Joachimsthaler, E. (2009). Como construir marcas líderes. Bookman Editora.
ABECS (2019) –Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito. Disponível em < www.abecs.org.br/>. Acesso em 13 de Junho de 2019.
ABECS (2021) –Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito. Balanço do Setor. Disponível em : <https://api.abecs.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Balan%C3%A7o-do-Setor-4%C2%BA-Trimestre-de-2020-Apresenta%C3%A7%C3%A3o.pdf.> Acesso em 24 de Abril de 2021.
Almeida, S. T., & Jolibert, A. (1993). A influência do humor sobre a compra impulsiva. Revista de Administra&ccdeil; ão da Universidade de São Paulo, 28(4).
Ambler, T., & Styles, C. (1997). Brand development versus new product development: toward a process model of extension decisions. Journal of Product & Brand Management.
Amos, C., Holmes, G. R., & Keneson, W. C. (2014). A meta-analysis of consumer impulse buying. Journal of Retailing and Consumer Services, 21(2), 86-97.
Arocas, Roberto Luna., Puello Arrieta, S., & Botero, M. M. (2011). La compra impulsiva y el materialismo en los jóvenes: estudio exploratorio en estudiantes universitarios de Barranquilla (Colombia). Psicología desde el Caribe, 1-26.
Badgaiyan, A. J., & Verma, A. (2015). Does urge to buy impulsively differ from impulsive buying behaviour? Assessing the impact of situational factors. Journal of Retailing and Consumer Services, 22, 145-157.
Belk, R. W. (1982). Effects of gift-giving involvement on gift selection strategies. ACR North American Advances.
Belk, R. W. (1985). Materialism: Trait aspects of living in the material world. Journal of Consumer research, 12(3), 265-280.
Bentler, P. M., & Chou, C. P. (1987). Practical issues in structural modeling. Sociological methods & research, 16(1), 78-117.
Bertaut, C. C., & Haliassos, M. (2006). Credit cards: facts and theories. The economics of consumer credit, 181-237.
BOLLEN, Kenneth A. A new incremental fit index for general structural equation models. Sociological methods & research, v. 17, n. 3, p. 303-316, 1989.
BRASIL, I. B. G. E. (2015) Censo demográfico, 2010. Acesso em, v. 13, 2015.
Cardoso, A., & Neves, P. (2008). Atitude dos consumidores relativamente à marca dos distribuidores.
Chavosh, A., Halimi, A. B., Namdar, J., Choshalyc, S. H., & Abbaspour, B. (2011, February). The contribution of product and consumer characteristics to consumer’s impulse purchasing behaviour in Singapore. In Proceedings of 2011 international conference on social science and humanity (Vol. 1, pp. 248-252).
Costa, F. C. X. D. (2002). Relacionamento entre influências ambientais e o comportamento de compra por impulso: um estudo em lojas físicas e virtuais (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).
Costa, F. C. X. D., & Larán, J. A. (2003). A compra por impulso em ambientes on-line. Revista de Administração de Empresas, 43(4), 36-47.
Christenson, G. A., Faber, R. J., De Zwaan, M., Raymond, N. C., Specker, S. M., Ekern, M. D., ... & Eckert, E. D. (1994). Compulsive buying: descriptive characteristics and psychiatric comorbidity. The Journal of clinical psychiatry, 55 (1), 5-11.
Dittmar, H., Beattie, J., & Friese, S. (1995). Gender identity and material symbols: Objects and decision considerations in impulse purchases. Journal of economic psychology, 16(3), 491-511.
Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. Bookman editora.
Keller, K. L., Heckler, S. E., & Houston, M. J. (1998). The effects of brand name suggestiveness on advertising recall. Journal of marketing, 62(1), 48-57.
Khare, A. (2013). Credit card use and compulsive buying behavior. Journal of Global Marketing, 26(1), 28-40.
Keller, K. L. (2020). Consumer research insights on brands and branding: a JCR curation. Journal of Consumer Research, 46(5), 995-1001.
Levy, S. J. (1959). Symbols for sale. Harvard business review.
Lins, S. L. B., & Pereira, R. D. C. D. F. (2011). Comprou sem querer? Entenda o porquê!. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 13(41), 376-395.
Lins, S., Poeschl, G., & Eberhardt, A. (2016). Identificando os factores de influência da compra por impulso em adolescentes portugueses. Análise Psicológica, 34(2), 147-163.
Limbu, Y. B., Huhmann, B. A., & Xu, B. (2012). Are college students at greater risk of credit card abuse? Age, gender, materialism and parental influence on consumer response to credit cards. Journal of Financial Services Marketing, 17(2), 148-162.
Mendes-Da-Silva, W., Nakamura, W. T., & Moraes, D. C. D. (2012). Credit card risk behavior on college campuses: evidence from Brazil. BAR-Brazilian Administration Review, 9(3), 351-373.
O'guinn, T. C., & Faber, R. J. (1989). Compulsive buying: A phenomenological exploration. Journal of consumer research, 16(2), 147-157.
Otero-López, J. M., & Villardefrancos, E. (2013). Five-Factor Model personality traits, materialism, and excessive buying: A mediational analysis. Personality and Individual Differences, 54(6), 767-772.
Phau, I., & Woo, C. (2008). Understanding compulsive buying tendencies among young Australians: The roles of money attitude and credit card usage. Journal of Marketing Intelligence and Planning, 26(5), 441–460.
Pereira, F. J. C., Correia, R., & Antunes, A. C. C. (2013). O papel da publicidade, dos valores materialistas e da autoestima na compra impulsiva. In 8º CONGRESSO SOPCOM: Comunicação Global, Cultura e Tecnologia. SOPCOM/ESCS.
Pinto, M. B., Parente, D. H., & Palmer, T. S. (2000). Materialism and credit card use by college students. Psychological reports, 86(2), 643-652.
Pirog, S. F., & Roberts, J. A. (2007). Personality and credit card misuse among college students: The mediating role of impulsiveness. Journal of Marketing Theory and Practice, 15(1), 65-77.
Ponchio, M. C. (2006). The influence of materialism on consumption indebtedness in the context of low income consumers from the city of São Paulo (Doctoral dissertation).
Ponchio, M. C., Aranha, F., & Todd, S. (2007). Estudo exploratório do construto de materialismo no contexto de consumidores de baixa renda do município de São Paulo. Revista Ibero Americana de Estratégia, 6(1), 13-21.
Richins, M. L., & Dawson, S. (1992). A consumer values orientation for materialism and its measurement: Scale development and validation. Journal of consumer research, 19(3), 303-316.
Richins, M. L. (2004). The material values scale: Measurement properties and development of a short form. Journal of consumer Research, 31(1), 209-219.
Richins, M. L. (2011). Materialism, transformation expectations, and spending: Implications for credit use. Journal of Public Policy & Marketing, 30(2), 141-156.
Ritson, M., & Elliott, R. (1999). The social uses of advertising: an ethnographic study of adolescent advertising audiences. Journal of Consumer Research, 26(3), 260-277.
Roberts, J. A. (1998). Compulsive buying among college students: an investigation of its antedecents, consequences, and implications for public policy. Journal of consumer affairs, 32(2), 295-319.
Roberts, J., & Jones, E. (2001). Money attitudes, credit card use, and compulsive buying among American college students. Journal of Consumer Affairs, 35(21), 213–240.
Rodrigues, F. P. (2018). CONSUMIDOR: COMPORTAMENTO DE COMPRA E INFLUÊNCIA PUBLICITÁRIA. Revista Científica UMC, 3(3).
Rook, D. W., & Hoch, S. J. (1985). Consuming impulses. ACR North American Advances.
Rook, D. W. (1987). The buying impulse. Journal of consumer research, 14(2), 189-199.
Rook, D. W., & Fisher, R. J. (1995). Normative influences on impulsive buying behavior. Journal of consumer research, 22(3), 305-313.
SAKAMOTO, A., MARTINS, A., & MARTINS, G. (2009). Inovação na Cadeia de Valor: um estudo do Mercado de Cartões de Crédito. SIMPOI, Anais.
Santini, A. G. (2008). RFID: conceitos, aplicabilidades e impactos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna.
Santini, F. O., Lübeck, R. M., & Sampaio, C. H. (2014). Promoção de desconto: Seus efeitos na compra por impulso e nas intenções de recompra. Gestão & Planejamento-G&P, 15(3).
Sanyal, S. N., & Datta, S. K. (2011). The effect of country of origin on brand equity: an empirical study on generic drugs. Journal of Product & Brand Management, 20(2), 130-140.
Schroeder, J. E., & Dugal, S. S. (1995). Psychological correlates of the materialism construct. Journal of Social Behavior and Personality, 10(1), 243-253.
Schmitt, B. (2012). The consumer psychology of brands. Journal of consumer Psychology, 22(1), 7-17.
Silva, M. D. (2019). A influência da marca na decisão de compra de chocolates (Bachelor's thesis).
Tarsitano, P. R., & Navacinsk, S. D. G. (2004). Marca: patrimônio das empresas e diferencial dos produtos. Comunicação & Sociedade, 25(41), 55-72.
Vargas Neto, A., & Luce, F. B. (2006). Mensuração de brand equity baseado no consumidor: avaliação de escala multidimensional. Encontro de Marketing da ANPAD (2.: 2006: Rio de Janeiro).[Anais..]. Rio de Janeiro: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2006.
Veludo-De-Oliveira, T. M., Ikeda, A. A.; Santos, R. Da C. (2004). Compra compulsiva e a influência do cartão de crédito. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 3, p. 89-99.
Von Stumm, S., O’Creevy, M. F., & Furnham, A. (2013). Financial capability, money attitudes and socioeconomic status: Risks for experiencing adverse financial events. Personality and Individual Differences, 54(3), 344-349.
Wang, J., & Xiao, J. J. (2009). Buying behavior, social support and credit card indebtedness of college students. International Journal of Consumer Studies, 33(1), 2-10.
Ward, S., & Wackman, D. B. (1972). Children's purchase influence attempts and parental yielding. Journal of Marketing Research, 9(3), 316-319.
Yoo, B., Donthu, N., & Lee, S. (2000). An examination of selected marketing mix elements and brand equity. Journal of the academy of marketing science, 28(2), 195-211.
Youn, S., & Faber, R. J. (2000). Impulse buying: its relation to personality traits and cues. ACR North American Advances.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Administração da UFSM

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


