O uso do cartão de crédito: o valor da marca e materialismo influenciam no comportamento impulsivo de compra?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465938864

Palavras-chave:

Impulsive Behavior, Brand Value, Credit Card, Materialism.

Resumo

Objetivo - Este estudo visa identificar fatores, como materialismo e Valor da marca, que podem influenciar o comportamento de compra impulsivo associado ao uso do cartão de crédito.

Desenho / metodologia / abordagem - Adotamos o método survey, com a coleta de 384 questionários estruturados face a face, com foco na indústria calçadista. Os dados foram coletados no estado do Rio Grande do Sul - Brasil, abrangendo as sete mesorregiões do estado. Análise fatorial confirmatória, estatística descritiva, ANOVA, teste T e Modelagem de Equações Estruturais (SEM) foram utilizados para analisar os dados.

Resultados - Neste estudo, descobrimos que o valor da marca não impacta o comportamento de compra impulsivo, mas o cartão de crédito impacta positivamente o comportamento de compra impulsivo.

Limitações / implicações da pesquisa - A pesquisa foi executada apenas em uma província, então pesquisas futuras poderiam ser desenvolvidas em outros lugares e culturas.

Implicações práticas - Este estudo pode ajudar acadêmicos e gerentes da indústria de calçados a entender o comportamento de compra impulsiva de seus consumidores.

Valor original - Este estudo mostra a relação entre o uso do cartão de crédito, o materialismo e os construtos do comportamento de compra impulsiva.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Adriano Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorando em Administração - PPGA/CCSH/UFSM

Professor na Antônio Meneguetti Faculdade - AMF

Marta Olivia Rovedder de Oliveira, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Professora no PPGA/DCA/CCSH/UFSM

Referências

Aaker, D. A. (1996). Building Strong Brands ‘Free Press Publications. New York.

Aaker, D. A., & Joachimsthaler, E. (2009). Como construir marcas líderes. Bookman Editora.

ABECS (2019) –Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito. Disponível em < www.abecs.org.br/>. Acesso em 13 de Junho de 2019.

ABECS (2021) –Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito. Balanço do Setor. Disponível em : <https://api.abecs.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Balan%C3%A7o-do-Setor-4%C2%BA-Trimestre-de-2020-Apresenta%C3%A7%C3%A3o.pdf.> Acesso em 24 de Abril de 2021.

Almeida, S. T., & Jolibert, A. (1993). A influência do humor sobre a compra impulsiva. Revista de Administra&ccdeil; ão da Universidade de São Paulo, 28(4).

Ambler, T., & Styles, C. (1997). Brand development versus new product development: toward a process model of extension decisions. Journal of Product & Brand Management.

Amos, C., Holmes, G. R., & Keneson, W. C. (2014). A meta-analysis of consumer impulse buying. Journal of Retailing and Consumer Services, 21(2), 86-97.

Arocas, Roberto Luna., Puello Arrieta, S., & Botero, M. M. (2011). La compra impulsiva y el materialismo en los jóvenes: estudio exploratorio en estudiantes universitarios de Barranquilla (Colombia). Psicología desde el Caribe, 1-26.

Badgaiyan, A. J., & Verma, A. (2015). Does urge to buy impulsively differ from impulsive buying behaviour? Assessing the impact of situational factors. Journal of Retailing and Consumer Services, 22, 145-157.

Belk, R. W. (1982). Effects of gift-giving involvement on gift selection strategies. ACR North American Advances.

Belk, R. W. (1985). Materialism: Trait aspects of living in the material world. Journal of Consumer research, 12(3), 265-280.

Bentler, P. M., & Chou, C. P. (1987). Practical issues in structural modeling. Sociological methods & research, 16(1), 78-117.

Bertaut, C. C., & Haliassos, M. (2006). Credit cards: facts and theories. The economics of consumer credit, 181-237.

BOLLEN, Kenneth A. A new incremental fit index for general structural equation models. Sociological methods & research, v. 17, n. 3, p. 303-316, 1989.

BRASIL, I. B. G. E. (2015) Censo demográfico, 2010. Acesso em, v. 13, 2015.

Cardoso, A., & Neves, P. (2008). Atitude dos consumidores relativamente à marca dos distribuidores.

Chavosh, A., Halimi, A. B., Namdar, J., Choshalyc, S. H., & Abbaspour, B. (2011, February). The contribution of product and consumer characteristics to consumer’s impulse purchasing behaviour in Singapore. In Proceedings of 2011 international conference on social science and humanity (Vol. 1, pp. 248-252).

Costa, F. C. X. D. (2002). Relacionamento entre influências ambientais e o comportamento de compra por impulso: um estudo em lojas físicas e virtuais (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).

Costa, F. C. X. D., & Larán, J. A. (2003). A compra por impulso em ambientes on-line. Revista de Administração de Empresas, 43(4), 36-47.

Christenson, G. A., Faber, R. J., De Zwaan, M., Raymond, N. C., Specker, S. M., Ekern, M. D., ... & Eckert, E. D. (1994). Compulsive buying: descriptive characteristics and psychiatric comorbidity. The Journal of clinical psychiatry, 55 (1), 5-11.

Dittmar, H., Beattie, J., & Friese, S. (1995). Gender identity and material symbols: Objects and decision considerations in impulse purchases. Journal of economic psychology, 16(3), 491-511.

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. Bookman editora.

Keller, K. L., Heckler, S. E., & Houston, M. J. (1998). The effects of brand name suggestiveness on advertising recall. Journal of marketing, 62(1), 48-57.

Khare, A. (2013). Credit card use and compulsive buying behavior. Journal of Global Marketing, 26(1), 28-40.

Keller, K. L. (2020). Consumer research insights on brands and branding: a JCR curation. Journal of Consumer Research, 46(5), 995-1001.

Levy, S. J. (1959). Symbols for sale. Harvard business review.

Lins, S. L. B., & Pereira, R. D. C. D. F. (2011). Comprou sem querer? Entenda o porquê!. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 13(41), 376-395.

Lins, S., Poeschl, G., & Eberhardt, A. (2016). Identificando os factores de influência da compra por impulso em adolescentes portugueses. Análise Psicológica, 34(2), 147-163.

Limbu, Y. B., Huhmann, B. A., & Xu, B. (2012). Are college students at greater risk of credit card abuse? Age, gender, materialism and parental influence on consumer response to credit cards. Journal of Financial Services Marketing, 17(2), 148-162.

Mendes-Da-Silva, W., Nakamura, W. T., & Moraes, D. C. D. (2012). Credit card risk behavior on college campuses: evidence from Brazil. BAR-Brazilian Administration Review, 9(3), 351-373.

O'guinn, T. C., & Faber, R. J. (1989). Compulsive buying: A phenomenological exploration. Journal of consumer research, 16(2), 147-157.

Otero-López, J. M., & Villardefrancos, E. (2013). Five-Factor Model personality traits, materialism, and excessive buying: A mediational analysis. Personality and Individual Differences, 54(6), 767-772.

Phau, I., & Woo, C. (2008). Understanding compulsive buying tendencies among young Australians: The roles of money attitude and credit card usage. Journal of Marketing Intelligence and Planning, 26(5), 441–460.

Pereira, F. J. C., Correia, R., & Antunes, A. C. C. (2013). O papel da publicidade, dos valores materialistas e da autoestima na compra impulsiva. In 8º CONGRESSO SOPCOM: Comunicação Global, Cultura e Tecnologia. SOPCOM/ESCS.

Pinto, M. B., Parente, D. H., & Palmer, T. S. (2000). Materialism and credit card use by college students. Psychological reports, 86(2), 643-652.

Pirog, S. F., & Roberts, J. A. (2007). Personality and credit card misuse among college students: The mediating role of impulsiveness. Journal of Marketing Theory and Practice, 15(1), 65-77.

Ponchio, M. C. (2006). The influence of materialism on consumption indebtedness in the context of low income consumers from the city of São Paulo (Doctoral dissertation).

Ponchio, M. C., Aranha, F., & Todd, S. (2007). Estudo exploratório do construto de materialismo no contexto de consumidores de baixa renda do município de São Paulo. Revista Ibero Americana de Estratégia, 6(1), 13-21.

Richins, M. L., & Dawson, S. (1992). A consumer values orientation for materialism and its measurement: Scale development and validation. Journal of consumer research, 19(3), 303-316.

Richins, M. L. (2004). The material values scale: Measurement properties and development of a short form. Journal of consumer Research, 31(1), 209-219.

Richins, M. L. (2011). Materialism, transformation expectations, and spending: Implications for credit use. Journal of Public Policy & Marketing, 30(2), 141-156.

Ritson, M., & Elliott, R. (1999). The social uses of advertising: an ethnographic study of adolescent advertising audiences. Journal of Consumer Research, 26(3), 260-277.

Roberts, J. A. (1998). Compulsive buying among college students: an investigation of its antedecents, consequences, and implications for public policy. Journal of consumer affairs, 32(2), 295-319.

Roberts, J., & Jones, E. (2001). Money attitudes, credit card use, and compulsive buying among American college students. Journal of Consumer Affairs, 35(21), 213–240.

Rodrigues, F. P. (2018). CONSUMIDOR: COMPORTAMENTO DE COMPRA E INFLUÊNCIA PUBLICITÁRIA. Revista Científica UMC, 3(3).

Rook, D. W., & Hoch, S. J. (1985). Consuming impulses. ACR North American Advances.

Rook, D. W. (1987). The buying impulse. Journal of consumer research, 14(2), 189-199.

Rook, D. W., & Fisher, R. J. (1995). Normative influences on impulsive buying behavior. Journal of consumer research, 22(3), 305-313.

SAKAMOTO, A., MARTINS, A., & MARTINS, G. (2009). Inovação na Cadeia de Valor: um estudo do Mercado de Cartões de Crédito. SIMPOI, Anais.

Santini, A. G. (2008). RFID: conceitos, aplicabilidades e impactos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna.

Santini, F. O., Lübeck, R. M., & Sampaio, C. H. (2014). Promoção de desconto: Seus efeitos na compra por impulso e nas intenções de recompra. Gestão & Planejamento-G&P, 15(3).

Sanyal, S. N., & Datta, S. K. (2011). The effect of country of origin on brand equity: an empirical study on generic drugs. Journal of Product & Brand Management, 20(2), 130-140.

Schroeder, J. E., & Dugal, S. S. (1995). Psychological correlates of the materialism construct. Journal of Social Behavior and Personality, 10(1), 243-253.

Schmitt, B. (2012). The consumer psychology of brands. Journal of consumer Psychology, 22(1), 7-17.

Silva, M. D. (2019). A influência da marca na decisão de compra de chocolates (Bachelor's thesis).

Tarsitano, P. R., & Navacinsk, S. D. G. (2004). Marca: patrimônio das empresas e diferencial dos produtos. Comunicação & Sociedade, 25(41), 55-72.

Vargas Neto, A., & Luce, F. B. (2006). Mensuração de brand equity baseado no consumidor: avaliação de escala multidimensional. Encontro de Marketing da ANPAD (2.: 2006: Rio de Janeiro).[Anais..]. Rio de Janeiro: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2006.

Veludo-De-Oliveira, T. M., Ikeda, A. A.; Santos, R. Da C. (2004). Compra compulsiva e a influência do cartão de crédito. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 3, p. 89-99.

Von Stumm, S., O’Creevy, M. F., & Furnham, A. (2013). Financial capability, money attitudes and socioeconomic status: Risks for experiencing adverse financial events. Personality and Individual Differences, 54(3), 344-349.

Wang, J., & Xiao, J. J. (2009). Buying behavior, social support and credit card indebtedness of college students. International Journal of Consumer Studies, 33(1), 2-10.

Ward, S., & Wackman, D. B. (1972). Children's purchase influence attempts and parental yielding. Journal of Marketing Research, 9(3), 316-319.

Yoo, B., Donthu, N., & Lee, S. (2000). An examination of selected marketing mix elements and brand equity. Journal of the academy of marketing science, 28(2), 195-211.

Youn, S., & Faber, R. J. (2000). Impulse buying: its relation to personality traits and cues. ACR North American Advances.

Publicado

2021-10-04

Como Citar

Rodrigues, L. A., & Oliveira, M. O. R. de. (2021). O uso do cartão de crédito: o valor da marca e materialismo influenciam no comportamento impulsivo de compra?. Revista De Administração Da UFSM, 14(3), 502–520. https://doi.org/10.5902/1983465938864

Edição

Seção

Artigos