A prática do Mentoring com jovens engenheiros - um estudo exploratório

Autores

  • Italo Fernando Minello Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcos Aurélio Ferreira Universidade de São Paulo
  • Reinaldo Yonamine Universidade de São Paulo
  • Isabel Bohrer Scherer Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346593673

Resumo

Este artigo discute as diferenças entre algumas práticas de orientação e desenvolvimento profissional nas organizações, especificamente o mentoring, counseling e coaching, centrando-se no mentoring e em suas especificidades. Com base nos resultados da fase piloto de um projeto implementado junto aos formandos e recém-formados da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), este artigo evidencia o processo de implementação da prática do mentoring enfatizando diferentes aspectos deste processo. O objetivo foi investigar a possibilidade da adoção dos pressupostos clássicos do mentoring na orientação e no assessoramento de jovens formandos dos cursos de engenharia da Escola Politécnica da USP por profissionais de diferentes organizações e em diversas posições organizacionais. Para tanto, utilizou-se o método de pesquisa exploratório, com dados coletados por meio de dois diferentes questionários, examinados quantitativamente por meio de análises descritivas. A partir da análise dos dados coletados, conclui-se a necessidade, indiferente da experiência profissional dos mentores, de uma prévia estruturação de processos e procedimentos, para uma preparação maior dos mentores. As discussões estão, em geral, associadas à transição entre universidade e mercado profissional; à necessidade de feedback dos orientados;  à expectativa dos alunos por uma carreira acelerada; à facilidade dos engenheiros para modelagem, ao paralelo a ser estabelecido entre situações semelhantes, mas nem sempre facilmente perceptíveis; dentre outros. Com relação aos orientados, as características mais valorizadas por eles, em um mentor, são o interesse em orientar, o conhecimento e a experiência na área; na escolha da carreira, a satisfação e a vocação; e os temas a serem desenvolvidos, na próxima fase do projeto, são a escolha da trajetória de carreira, o processo de tomada de decisão e a motivação. A partir das conclusões, foram feitas algumas recomendações para a sequência do projeto.

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Publicado

2011-09-14

Como Citar

Minello, I. F., Ferreira, M. A., Yonamine, R., & Scherer, I. B. (2011). A prática do Mentoring com jovens engenheiros - um estudo exploratório. Revista De Administração Da UFSM, 4(2), 233–250. https://doi.org/10.5902/198346593673

Edição

Seção

Artigos