Lealdade intencional e comportamento: influências contextuais e individuais no setor de telefonia móvel pós-paga

Autores

  • Cid Gonçalves Filho Fumec
  • Eliane Fissicaro de Mello Fumec
  • Plinio Reis Monteiro Fumec
  • Kamila Tôrres Madureira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346592507

Resumo

Descobrir o que leva à lealdade tem sido o desafio de muitos pesquisadores em Marketing. Um dos setores em que há grande atenção sobre lealdade é o de telefonia celular, decorrente da significativa rotatividade de consumidores, da evolução tecnológica e da implementação recente da  portabilidade numérica. Com o objetivo de identificar os antecedentes da lealdade neste setor, foi realizada esta pesquisa. O modelo proposto inclui construtos de uso corrente na literatura, tais como satisfação, comprometimento, qualidade, custos de mudança e a inércia. Contudo, a investigação considerou, simultaneamente, o papel do envolvimento funcional e psicológico do consumidor individual para formação da lealdade, permitindo uma discussão ampliada. Também trata a lealdade intencional e o comportamento real declarado, referente à lealdade, como conceitos distintos. Propõe, ainda, realizar a verificação dos impactos de elementos contextuais ligados à negociação com a operadora no momento da renovação de contrato, tais como a oferta de novos aparelhos, na lealdade dos consumidores.  Para tanto, foi conduzida uma survey com 270 respondentes. Como resultado, verificou-se que o comportamento de lealdade tem como principais antecedentes a  inércia do indivíduo, bem com a oferta de novos aparelhos e de serviços pela operadora. Construtos tais como satisfação e qualidade apresentaram fortes impactos na lealdade intencional, mas o mesmo não ocorreu no comportamento de rotatividade dos consumidores entre operadoras, na sua dispersão e seus gastos. A importância deste estudo refere-se principalmente à sua contribuição para explicar o comportamento de lealdade declarado, e não somente a lealdade intencional, bem como a inserção das variáveis individuais e contextuais em modelos hipotéticos de lealdade.

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Biografia do Autor

Cid Gonçalves Filho, Fumec

Doutor em Administração pela UFMG. Professor dos Programas de Doutorado e Mestrado da Universidade Fumec, Minas Gerais.

Eliane Fissicaro de Mello, Fumec

Mestre em Administração pela Universidade Fumec, Minas Gerais.

Plinio Reis Monteiro, Fumec

Doutor em Administração pela UFMG. Professor dos Programas de Doutorado e Mestrado da Universidade Fumec, Minas Gerais.

Kamila Tôrres Madureira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestranda em Administração pela UFMG.

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Publicado

2011-01-27

Como Citar

Gonçalves Filho, C., Mello, E. F. de, Monteiro, P. R., & Madureira, K. T. (2011). Lealdade intencional e comportamento: influências contextuais e individuais no setor de telefonia móvel pós-paga. Revista De Administração Da UFSM, 3(3), 441–458. https://doi.org/10.5902/198346592507

Edição

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