Atendimento dos interesses do stakeholder franqueado e sua relação com o desempenho financeiro em redes de franquias
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465922118Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar a relação entre o atendimento do stakeholder franqueado e o desempenho financeiro da franquia. Para isso, foram propostas duas hipóteses de pesquisa, argumentando-se que tanto o suporte quanto a marca podem representar o atendimento dos interesses dos franqueados e ter uma relação positiva com o desempenho. As variáveis analisadas foram obtidas pela avaliação dos franqueados publicada pela Associação Brasileira de Franchising (Guia Oficial de Franquias): a variável suporte considera a avaliação quanto ao treinamento, à consultoria de campo e ao manual de operações, e a variável marca considera a força da marca, sua solidez e sua transparência. Utilizou-se a técnica de regressão linear múltipla para o teste das hipóteses. Os resultados obtidos não confirmaram as hipóteses, uma vez que não foi encontrada uma relação significante entre suporte e desempenho financeiro e que foi encontrada uma relação negativa entre marca e desempenho financeiro na amostra analisada. Embora tenha sido verificada essa relação negativa, ela não enfraquece o uso da teoria dos stakeholders no estudo de franquias, devido à proposição da literatura atual de que, ao invés de priorizar o atendimento a um stakeholder mais importante, deve-se considerar o potencial de criação de valor no relacionamento com diversos grupos de stakeholders simultaneamente.
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