Atendimento dos interesses do stakeholder franqueado e sua relação com o desempenho financeiro em redes de franquias

Autores

  • Rubens Paulino Ortega Universidade de São Paulo
  • Pedro Lucas de Resende Melo Universidade Paulista - UNIP
  • João Maurício Gama Boaventura Universidade de São Paulo
  • Keysa Manuela Cunha de Mascena Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465922118

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a relação entre o atendimento do stakeholder franqueado e o desempenho financeiro da franquia. Para isso, foram propostas duas hipóteses de pesquisa, argumentando-se que tanto o suporte quanto a marca podem representar o atendimento dos interesses dos franqueados e ter uma relação positiva com o desempenho. As variáveis analisadas foram obtidas pela avaliação dos franqueados publicada pela Associação Brasileira de Franchising (Guia Oficial de Franquias): a variável suporte considera a avaliação quanto ao treinamento, à consultoria de campo e ao manual de operações, e a variável marca considera a força da marca, sua solidez e sua transparência. Utilizou-se a técnica de regressão linear múltipla para o teste das hipóteses. Os resultados obtidos não confirmaram as hipóteses, uma vez que não foi encontrada uma relação significante entre suporte e desempenho financeiro e que foi encontrada uma relação negativa entre marca e desempenho financeiro na amostra analisada. Embora tenha sido verificada essa relação negativa, ela não enfraquece o uso da teoria dos stakeholders no estudo de franquias, devido à proposição da literatura atual de que, ao invés de priorizar o atendimento a um stakeholder mais importante, deve-se considerar o potencial de criação de valor no relacionamento com diversos grupos de stakeholders simultaneamente.

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Biografia do Autor

Rubens Paulino Ortega, Universidade de São Paulo

Mestrando em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Pedro Lucas de Resende Melo, Universidade Paulista - UNIP

Professor da Universidade Paulista (UNIP). Pós-Doutor pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

João Maurício Gama Boaventura, Universidade de São Paulo

Professor Associado do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Livre Docente, Doutor e Mestre em Administração pela FEA-USP. Pós-Doutor em Administração pela EAESP-FGV.

Keysa Manuela Cunha de Mascena, Universidade de São Paulo

Doutoranda e Mestre em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

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Publicado

2016-12-04

Como Citar

Ortega, R. P., Melo, P. L. de R., Boaventura, J. M. G., & Mascena, K. M. C. de. (2016). Atendimento dos interesses do stakeholder franqueado e sua relação com o desempenho financeiro em redes de franquias. Revista De Administração Da UFSM, 9, 24–38. https://doi.org/10.5902/1983465922118