AFINAL, O QUE É DISTRIBUIR VALOR PARA OS STAKEHOLDERS? UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA

Authors

  • Greici Sarturi Universidade de São Paulo
  • Cecília Seravalli Universidade de São Paulo
  • João Maurício Gama Boaventura Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465916556

Abstract

O objetivo desta pesquisa consiste em investigar, na literatura acerca de stakeholders, como a questão da distribuição de valor vem sendo abordada, considerando-se que tipo de valor é distribuído para os stakeholders, quais são os critérios utilizados para a distribuição de valor segundo a literatura e quais são os stakeholders mais estudados sob a perspectiva de distribuição. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem exploratória e qualitativa, por meio da coleta de artigos na base de dados Web Of Knowledge, no período de 1984 a 2014, e de sua análise segundo a técnica da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a distribuição de valor para os stakeholders inclui uma combinação de recursos tangíveis e intangíveis, que os critérios utilizados para esta distribuição envolvem aspectos de meritocracia e que os stakeholders mais estudados são os primários (funcionário, acionista, fornecedor e comprador). Como contribuição, este estudo apresenta uma lista de recursos que pode ser utilizada tanto em pesquisas empíricas sobre distribuição de valor para stakeholders quanto na prática gerencial.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Greici Sarturi, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É graduada em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desenvolve pesquisas na Área de Administração, com ênfase em Estratégia nos temas: Clusters de negócios e Stakeholders. Participa do grupo de pesquisa de Stakeholders & Networks.

Cecília Seravalli, Universidade de São Paulo

Mestranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Participa do grupo de pesquisa de Stakeholders & Networks.

João Maurício Gama Boaventura, Universidade de São Paulo

Doutor e mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona cursos de graduação e pós-graduação mestrado e doutorado. Coordena o grupo de pesquisa Stakeholders & Networks indexados pelo CNPq. Atualmente, é editor-chefe do RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios. Desenvolve pesquisas na Área de Administração, com ênfase em Estratégia nos temas: Cenários, Estratégia, Rede de Negócios, Clusters e Stakeholders.

Published

2015-10-27

How to Cite

Sarturi, G., Seravalli, C., & Boaventura, J. M. G. (2015). AFINAL, O QUE É DISTRIBUIR VALOR PARA OS STAKEHOLDERS? UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA. Revista De Administração Da UFSM, 8, 92–113. https://doi.org/10.5902/1983465916556

Most read articles by the same author(s)