Fatores geradores de competitividade na manufatura: uma relação entre práticas e resultados

Autores

  • Janaina Piana UFSC
  • Rolf Hermann Erdmann UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346592130

Resumo

A dimensão global da competição exige que as empresas sejam administradas sob perspectivas que levem em consideração a integração entre as áreas da organização. Para tal, é necessário observar quais são as prioridades competitivas que afetam essas áreas. Objetiva-se, através de uma pesquisa documental, identificar os fatores geradores de competitividade às organizações. Os resultados se consolidaram em 107 fatores. Estes foram classificados em 14 grupos: Produção enxuta, benchmarking, relacionamento com clientes, tecnologia, integração, responsabilidade ecológica, informação, flexibilidade, custo, qualidade, inovação, confiabilidade, treinamento e rapidez. Com isso, analisou-se a inter-relação entre eles através de uma visão de práticas e resultados.

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Biografia do Autor

Janaina Piana, UFSC

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração, Área de Produção e Desenvolvimento, UFSC .

Rolf Hermann Erdmann, UFSC

Graduado em Administração e Engenharia Mecanica pela UFSC.

Mestre em Engenharia de Produção, UFSC.

Doutor em Engenharia de Produção, UFSC.

Professor Doutor em Administração da UFSC, Área de Produção e Desenvolvimento.

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Publicado

2011-05-24

Como Citar

Piana, J., & Erdmann, R. H. (2011). Fatores geradores de competitividade na manufatura: uma relação entre práticas e resultados. Revista De Administração Da UFSM, 4(1), 73–90. https://doi.org/10.5902/198346592130

Edição

Seção

Artigos