Interfaces da responsabilidade social corporativa: um estudo de caso da empresa vision system
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465916326Resumo
O presente artigo busca analisar as práticas de responsabilidade social da empresa Vision System à luz do modelo de Carroll. Para tanto, foi efetuado um estudo de caso, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de observação não participante, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos, bem como do questionário MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas respondido pela organização. Dentre os resultados, foi possível visualizar que a empresa pesquisada mantém em sua prática diária preceitos relacionados à Responsabilidade Social Corporativa. As práticas adotadas correspondem aos requisitos estabelecidos pelo modelo de Carroll (1979), indicando que é uma empresa com responsabilidades econômicas, legais, éticas e discricionárias. A organização atua proativamente em relação à responsabilidade social e atende às questões correspondentes ao consumo, ao meio ambiente e à segurança do produto e do trabalho. O desafio da organização consiste, assim, em manter, atualizar e ampliar as práticas já adotadas. Conclui-se que, por meio da estruturação de seus projetos e programas, a empresa pesquisada realiza, dissemina e avalia com alto nível de envolvimento dos colaboradores diversas práticas de responsabilidade social corporativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


