Interfaces da responsabilidade social corporativa: um estudo de caso da empresa vision system

Autori

  • Michele Gaboardi Lucas UNOESC Chapecó
  • Carolini Danieli Martins Scheffer Demete Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
  • Simone Sehnem Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465916326

Abstract

O presente artigo busca analisar as práticas de responsabilidade social da empresa Vision System à luz do modelo de Carroll. Para tanto, foi efetuado um estudo de caso, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de observação não participante, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos, bem como do questionário MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas respondido pela organização. Dentre os resultados, foi possível visualizar que a empresa pesquisada mantém em sua prática diária preceitos relacionados à Responsabilidade Social Corporativa. As práticas adotadas correspondem aos requisitos estabelecidos pelo modelo de Carroll (1979), indicando que é uma empresa com responsabilidades econômicas, legais, éticas e discricionárias. A organização atua proativamente em relação à responsabilidade social e atende às questões correspondentes ao consumo, ao meio ambiente e à segurança do produto e do trabalho. O desafio da organização consiste, assim, em manter, atualizar e ampliar as práticas já adotadas. Conclui-se que, por meio da estruturação de seus projetos e programas, a empresa pesquisada realiza, dissemina e avalia com alto nível de envolvimento dos colaboradores diversas práticas de responsabilidade social corporativa.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Michele Gaboardi Lucas, UNOESC Chapecó

Psicóloga, Mestranda no Mestrado Profissional em Administração UNOESC Chapecó.

Professora no curso de psicologia na UNOESC Chapecó e Xanxerê.

##submission.downloads##

Pubblicato

2015-08-01

Come citare

Lucas, M. G., Martins Scheffer Demete, C. D., & Sehnem, S. (2015). Interfaces da responsabilidade social corporativa: um estudo de caso da empresa vision system. Revista De Administração Da UFSM, 8, 50–68. https://doi.org/10.5902/1983465916326

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i