Interfaces da responsabilidade social corporativa: um estudo de caso da empresa vision system

Autores/as

  • Michele Gaboardi Lucas UNOESC Chapecó
  • Carolini Danieli Martins Scheffer Demete Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
  • Simone Sehnem Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465916326

Resumen

O presente artigo busca analisar as práticas de responsabilidade social da empresa Vision System à luz do modelo de Carroll. Para tanto, foi efetuado um estudo de caso, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de observação não participante, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos, bem como do questionário MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas respondido pela organização. Dentre os resultados, foi possível visualizar que a empresa pesquisada mantém em sua prática diária preceitos relacionados à Responsabilidade Social Corporativa. As práticas adotadas correspondem aos requisitos estabelecidos pelo modelo de Carroll (1979), indicando que é uma empresa com responsabilidades econômicas, legais, éticas e discricionárias. A organização atua proativamente em relação à responsabilidade social e atende às questões correspondentes ao consumo, ao meio ambiente e à segurança do produto e do trabalho. O desafio da organização consiste, assim, em manter, atualizar e ampliar as práticas já adotadas. Conclui-se que, por meio da estruturação de seus projetos e programas, a empresa pesquisada realiza, dissemina e avalia com alto nível de envolvimento dos colaboradores diversas práticas de responsabilidade social corporativa.

 

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Biografía del autor/a

Michele Gaboardi Lucas, UNOESC Chapecó

Psicóloga, Mestranda no Mestrado Profissional em Administração UNOESC Chapecó.

Professora no curso de psicologia na UNOESC Chapecó e Xanxerê.

Publicado

2015-08-01

Cómo citar

Lucas, M. G., Martins Scheffer Demete, C. D., & Sehnem, S. (2015). Interfaces da responsabilidade social corporativa: um estudo de caso da empresa vision system. Revista De Administração Da UFSM, 8, 50–68. https://doi.org/10.5902/1983465916326