Análise de Conteúdo Temática: há uma diferença na utilização e nas vantagens oferecidas pelos softwares MAXQDA® e NVivo®?
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465911213Resumo
A análise de conteúdo é amplamente utilizada na pesquisa qualitativa e apresenta três abordagens: análise léxica (natureza e riqueza do vocabulário), análise sintática (tempos verbais e modos) e análise temática (palavras e frequência). Estas podem ser utilizadas de forma complementar ou separadamente, conforme o objetivo da pesquisa. Em todas as abordagens, o volume de dados é geralmente grande e um software de análise de dados pode ajudar na simplificação das atividades operacionais. O objetivo deste estudo é analisar a contribuição dos softwares NVivo® e MAXQDA ® na análise de conteúdo temática. Assim, foi realizada uma revisão das principais características da análise de conteúdo temática e das características dos softwares NVivo® e MAXQDA®, procedendo-se, então, à comparação entre eles. Observou-se a semelhança em termos de recursos disponíveis para a análise de dados qualitativos nos dois softwares e a diferença na interface com o usuário. Ressalta-se que o conhecimento do pesquisador sobre análise do conteúdo é fundamental, uma vez que os softwares não codificam os dados. A redução considerável no tempo de execução da análise, bem como a possibilidade de aplicar diferentes filtros, são benefícios importantes obtidos auxiliando o investigador a refletir sobre os dados coletados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores de artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.