Estratégia e planejamento de projeto para acompanhamento de alunos egressos de Programas de Pós-graduação Stricto Sensu

Autores

  • Emerson Antonio Maccari Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Gislaine Cristina dos Santos Teixeira Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465910385

Resumo

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) vem contribuindo para o desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu brasileira por meio de seu sistema de avaliação. Nos últimos tempos, a CAPES sinalizou a importância de acompanhar a atuação profissional dos alunos egressos como forma de medir a qualidade dos cursos. Uma dificuldade relatada por instituições que se propõem a reconhecer a trajetória de seus egressos é compilar a grande quantidade de dados isolados e desatualizados. No intuito de estruturar a coleta dos dados e auxiliar gestores educacionais na tomada de decisão, propõe-se desenvolver um sistema que possibilite a avaliação da evolução da carreira profissional dos alunos e egressos, com vistas a diagnosticar a influência do curso. Baseado em pesquisa bibliográfica, este estudo apresenta análises e recomendações acerca do planejamento do Projeto Acompanhamento do Egresso em um Programa de Pós-graduação. Espera-se que as análises sirvam para direcionar a condução do projeto, de modo a contribuir para as reflexões acadêmicas e, em termos práticos, colaborar para melhorar a qualidade dos projetos educacionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Antonio Maccari, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP e  Diretor do Programa de Pós-Graduação em Administração  na Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Gislaine Cristina dos Santos Teixeira, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo – USP, especialista em Gestão de Negócios pela FGV-EAESP e Mestranda em Gestão de Projetos na Universidade Nove de Julho – UNINOVE.


Downloads

Publicado

2014-05-06

Como Citar

Maccari, E. A., & Teixeira, G. C. dos S. (2014). Estratégia e planejamento de projeto para acompanhamento de alunos egressos de Programas de Pós-graduação Stricto Sensu. Revista De Administração Da UFSM, 7(1), 101–116. https://doi.org/10.5902/1983465910385

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)