Estratégia e planejamento de projeto para acompanhamento de alunos egressos de Programas de Pós-graduação Stricto Sensu
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465910385Resumen
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) vem contribuindo para o desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu brasileira por meio de seu sistema de avaliação. Nos últimos tempos, a CAPES sinalizou a importância de acompanhar a atuação profissional dos alunos egressos como forma de medir a qualidade dos cursos. Uma dificuldade relatada por instituições que se propõem a reconhecer a trajetória de seus egressos é compilar a grande quantidade de dados isolados e desatualizados. No intuito de estruturar a coleta dos dados e auxiliar gestores educacionais na tomada de decisão, propõe-se desenvolver um sistema que possibilite a avaliação da evolução da carreira profissional dos alunos e egressos, com vistas a diagnosticar a influência do curso. Baseado em pesquisa bibliográfica, este estudo apresenta análises e recomendações acerca do planejamento do Projeto Acompanhamento do Egresso em um Programa de Pós-graduação. Espera-se que as análises sirvam para direcionar a condução do projeto, de modo a contribuir para as reflexões acadêmicas e, em termos práticos, colaborar para melhorar a qualidade dos projetos educacionais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

