Gestão estratégica e as competências gerenciais no departamento de marketing: estudo de uma indústria de bebidas

Autori

  • Lindiane da Veiga Baisch Universidade Federal de Santa Maria
  • Rolando Juan Soliz Estrada Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Flávia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Ivanete Schneider Hahn Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Bruno Da Veiga Thurner Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346597689

Abstract

DOI: 10.5902/198346597689

O presente trabalho apresenta um estudo de caso de uma indústria de bebidas, localizada no município de Santa Maria/RS, que utiliza o planejamento estratégico em suas atividades.  O objetivo desta pesquisa é identificar as competências gerenciais do gerente de marketing da empresa em estudo. Para atingir este objetivo, estudou-se o Modelo Estrada (2007) de gestão estratégica, analisou-se o planejamento estratégico e também as competências, presentes e esperadas do gerente de marketing da empresa em questão. A coleta dos dados ocorreu por meio de levantamento documental, e aplicou-se uma entrevista semiestruturada junto ao gerente de marketing, seu superior direto e seus subordinados. Com essas entrevistas, foi possível fazer a análise das competências gerenciais que esse profissional apresenta e as que deveria apresentar, para o eficiente desempenho de suas funções e a otimização da gestão estratégica da empresa.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Lindiane da Veiga Baisch, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria

Rolando Juan Soliz Estrada, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Pós-Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2006). Professor titular da Universidade Federal de Santa Maria.

Flávia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Ciências Administrativas e Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Ivanete Schneider Hahn, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Bruno Da Veiga Thurner, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Diretor do Estudio Morph.

##submission.downloads##

Pubblicato

2012-12-18

Come citare

Baisch, L. da V., Estrada, R. J. S., Scherer, F. L., Hahn, I. S., & Thurner, B. D. V. (2012). Gestão estratégica e as competências gerenciais no departamento de marketing: estudo de uma indústria de bebidas. Revista De Administração Da UFSM, 5, 729–747. https://doi.org/10.5902/198346597689

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i