Orientação para o mercado e habilidades de marketing internacional: um estudo acerca da influência sobre o desempenho internacional

Maria Carolina Serpa Fagundes de Oliveira, Ivanete Schneider Hahn, Maríndia Brachak dos Santos, Gabriela Almeida de Souza, Daiane Cardozo Campos, Natália Pavanelo Pivetta

Resumo


Diante das permanentes transformações sociais e econômicas e em virtude da constante busca por maior competitividade, existe atualmente uma necessidade de que as empresas voltem sua atenção para os aspectos mercadológicos, com o fim de buscarem maior excelência na geração de valor aos consumidores. Tal configuração, quando destinada a uma realidade de comércio internacional, pode representar os definidores de crescimento e consolidação organizacional. Por isso, ao observar tal ordenação e necessidade, o presente trabalho buscou analisar a influência da orientação para o mercado internacional e das habilidades de marketing internacional sobre o desempenho internacional das organizações. A coleta de dados ocorreu juntamente a 53 EBTs brasileiras localizadas em ambientes de inovação. Tais dados foram analisados por meio de técnica estatística multivariada, permitindo contatar que o desempenho internacional pode ser influenciado pela orientação para o mercado internacional.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1983465924750

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Revista de Administração da UFSM. Brazilian Journal of Management

Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, eISSN 1983-4659