Orientação para o mercado e habilidades de marketing internacional: um estudo acerca da influência sobre o desempenho internacional

Autores/as

  • Maria Carolina Serpa Fagundes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Ivanete Schneider Hahn Universidade Federal de Santa Maria
  • Maríndia Brachak dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriela Almeida de Souza Universidade Federal de Santa Maria
  • Daiane Cardozo Campos Universidade Federal de Santa Maria
  • Natália Pavanelo Pivetta Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465924750

Resumen

Diante das permanentes transformações sociais e econômicas e em virtude da constante busca por maior competitividade, existe atualmente uma necessidade de que as empresas voltem sua atenção para os aspectos mercadológicos, com o fim de buscarem maior excelência na geração de valor aos consumidores. Tal configuração, quando destinada a uma realidade de comércio internacional, pode representar os definidores de crescimento e consolidação organizacional. Por isso, ao observar tal ordenação e necessidade, o presente trabalho buscou analisar a influência da orientação para o mercado internacional e das habilidades de marketing internacional sobre o desempenho internacional das organizações. A coleta de dados ocorreu juntamente a 53 EBTs brasileiras localizadas em ambientes de inovação. Tais dados foram analisados por meio de técnica estatística multivariada, permitindo contatar que o desempenho internacional pode ser influenciado pela orientação para o mercado internacional.

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Biografía del autor/a

Maria Carolina Serpa Fagundes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração PPGA/UFSM

Ivanete Schneider Hahn, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração PPGA/UFSM

Doutoranda em Administração PPGA/UFSM

Maríndia Brachak dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração PPGA/UFSM

Doutoranda em Administração PPGA/UFSM

Gabriela Almeida de Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Administração UFSM

Daiane Cardozo Campos, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Administração UFSM

Natália Pavanelo Pivetta, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharela em Administração UFSM

Publicado

2017-08-07

Cómo citar

Oliveira, M. C. S. F. de, Hahn, I. S., Santos, M. B. dos, Souza, G. A. de, Campos, D. C., & Pivetta, N. P. (2017). Orientação para o mercado e habilidades de marketing internacional: um estudo acerca da influência sobre o desempenho internacional. Revista De Administração Da UFSM, 10, 26–40. https://doi.org/10.5902/1983465924750