Gestão estratégica e as competências gerenciais no departamento de marketing: estudo de uma indústria de bebidas
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346597689Abstract
DOI: 10.5902/198346597689
O presente trabalho apresenta um estudo de caso de uma indústria de bebidas, localizada no município de Santa Maria/RS, que utiliza o planejamento estratégico em suas atividades. O objetivo desta pesquisa é identificar as competências gerenciais do gerente de marketing da empresa em estudo. Para atingir este objetivo, estudou-se o Modelo Estrada (2007) de gestão estratégica, analisou-se o planejamento estratégico e também as competências, presentes e esperadas do gerente de marketing da empresa em questão. A coleta dos dados ocorreu por meio de levantamento documental, e aplicou-se uma entrevista semiestruturada junto ao gerente de marketing, seu superior direto e seus subordinados. Com essas entrevistas, foi possível fazer a análise das competências gerenciais que esse profissional apresenta e as que deveria apresentar, para o eficiente desempenho de suas funções e a otimização da gestão estratégica da empresa.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Until 2023, copyright was transferred by the authors to ReA/UFSM. As of 2024, the authors of articles published by the journal retain the copyright to their work. ReA/UFSM operates under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which permits unrestricted reuse and distribution of articles, provided the original work is properly cited.

