A gestão participativa para a competitividade: uma abordagem no contexto da indústria gráfica

Autori

  • Aline Paim Soares Bacharel em Administração pela Universidade Franciscana - UFN
  • Lucas Almeida dos Santos Professor na Universidade Franciscana - UFNBacharel e Licenciado em Ciências Contábeis e Administração de EmpresasDoutor em Administração - PPGA - UFSM
  • Vânia Medianeira Flores Costa Docente na Universidade Federal de Santa Maria Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia.
  • Thaís Flores Ferreira Bacharel em Administração pela Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465964653

Parole chiave:

Estratégia, sustentação, participação, valorização

Abstract

Objetivo: A competitividade tem causado intensas mudanças no ambiente empresarial, dificultando a sustentação e o sucesso das empresas, requerendo destas o desenvolvimento de estratégias empresariais voltadas para a criação de vantagens competitivas que contribuam para sobrevivência organizacional no mercado. Baseado neste panorama e sob o prisma da gestão participativa e seus pressupostos teóricos, como esta pode contribuir na sustentação empresarial e na criação de vantagem competitiva em uma indústria do ramo gráfico?

Desenho/metodologia/abordagem: Para tanto, classificou-se como um estudo de caso, de natureza qualitativa e descritiva, tendo sua coleta de dados por meio da aplicação de dois questionários aos gestores e colaboradores da empresa em análise.

Resultados: Estes apontam que atualmente na empresa há uma fragilidade quanto aos aspectos que embasam a participação coletiva dos colaboradores no processo decisório, bem como as práticas integrativas que sustentem as atividades desenvolvidas na criação de estratégias para a própria organização. Diante dos achados, conclui-se de forma estratégica que a implantação da gestão participativa pode contribuir com a sustentação empresarial, direcionando esforços em prol da valorização dos colaboradores, pois esta potencializará perspectivas de crescimento, criação de vantagem competitiva aliada ao desempenho do capital intelectual e desenvolvimento de novas estratégias.

Originalidade/valor: O modelo participativo é proposto como uma estratégia de sustentação e competitividade empresarial, apoiado na co-participação dos colaboradores para a gestão eficiente da organização.

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Pubblicato

2021-12-23

Come citare

Soares, A. P., Santos, L. A. dos, Costa, V. M. F., & Ferreira, T. F. (2021). A gestão participativa para a competitividade: uma abordagem no contexto da indústria gráfica. Revista De Administração Da UFSM, 14, 1050–1068. https://doi.org/10.5902/1983465964653

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