Classificando ações de sustentabilidade: uma análise de conteúdo de entrevistas de líderes
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346594538Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/198346594538
Esta pesquisa tem como objetivo verificar se as empresas que se apresentam como possuidoras de atitudes socioambientais o fazem por exigências legais, ou por serem pró-ativas. Dessa forma, identificam-se e classificam-se atitudes de sustentabilidade nas diversas categorias e dimensões constituintes da responsabilidade social corporativa. A perspectiva adotada considera as informações provindas dos líderes das corporações estudadas. Como metodologia, foi utilizada a análise do conteúdo de Anuários de Sustentabilidade da Revista Exame, constituindo-se de uma pesquisa descritiva, baseada em revisão bibliográfica. Para a estruturação das categorias de análise e contexto, foram utilizados os indicadores de desempenho de sustentabilidade criados pela ONG Global Reporting Initiative. De acordo com os objetivos propostos, as atitudes foram catalogadas, observando-se uma alta concentração em apenas alguns poucos temas da responsabilidade social corporativa. Verificou-se também que a maioria dessas empresas está atuando de forma pró-ativa ao benefício da humanidade e da natureza, dessa forma, fazendo mais que o mínimo para evitar penalizações.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Authors of articles published by ReA/UFSM retain the copyright of their works, licensing them under the Creative Commons (CC-BY 4.0), which allows articles to be reused and distributed without restriction, provided that the original work is properly cited.