A influência da criança na decisão de consumo da família nas compras em supermercado

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465934883

Abstract

As mudanças ocorridas nos últimos anos no Brasil afetaram a estrutura das famílias, permitindo que as crianças passassem a desempenhar um papel importante nas decisões de compras do grupo familiar. Assim, o público infantil tem se tornado influência significativa na aquisição de produtos e serviços, bem como das marcas e modelos adquiridos pelas famílias. Frente a esta realidade, o presente estudo buscou identificar a influência da criança na decisão de consumo da família nas compras em supermercados da cidade de Sant’Ana do Livramento-RS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, com caráter descritivo e método Survey. Os dados foram coletados com 115 pais de crianças na faixa etária dos dois aos doze anos, tendo como local de coleta os supermercados e escolas estaduais da cidade de Sant’Ana do Livramento-RS. Os resultados evidenciam que as crianças acompanham os pais nas compras ao supermercado e participam destas influenciando na aquisição de determinados produtos. Do mesmo modo, se pode perceber a influência da mídia na decisão do que as crianças querem consumir. 

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Biografie autore

Dayana Espinosa Reis, UNIPAMPA

Bacharela em Administração pela Universidade Federal do Pampa

Andressa Hennig Silva, UNIPAMPA

Professora na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutora em Administração (PPGA/UFSM)

Mestre em Administração (PPGA/UFSM)

 

Filipe Mello Dorneles, UNIPAMPA

Bacharel em Administração pela Universidade da Região da Campanha; Especialista em Agronegócio pela Universidade Federal do Pampa; Mestrando em Administração pela Universidade Federal do Pampa.

Mikaela Daiane Prestes Floriano, UNIPAMPA

Bacharela em Administração pela Universidade Federal do Pampa; MBA em Marketing pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul; Mestranda em Administração pela Universidade Federal do Pampa.

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Pubblicato

2020-02-06

Come citare

Reis, D. E., Silva, A. H., Dorneles, F. M., & Floriano, M. D. P. (2020). A influência da criança na decisão de consumo da família nas compras em supermercado. Revista De Administração Da UFSM, 12, 1073–1091. https://doi.org/10.5902/1983465934883