As influências da gestão de pessoas no comprometimento

Autori

  • Jaime Peixoto Stecca Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria
  • Lindolfo Galvão de Albuquerque Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP.
  • Marta Von Ende Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465918587

Abstract

O estudo do comprometimento organizacional e seus antecedentes e consequentes, têm ocupado um espaço importante na agenda de pesquisas. É conveniente nesta agenda incluir as sociedades cooperativas, devido sua importância na geração e distribuição de riquezas. O objetivo deste trabalho foi investigar a relação entre as estratégias de gestão de pessoas adotadas nas sociedades cooperativas de crédito com o comprometimento organizacional dos seus colaboradores. Para o alcance deste, realizou-se uma investigação junto aos colaboradores de cooperativas de crédito dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina pertencentes a três representativos sistemas brasileiros de crédito cooperativo – Sicredi, Sicoob e Unicred - verificando-se a percepção em relação às estratégias de gestão adotadas e o comprometimento organizacional dos mesmos. Um total de 388 pessoas responderam 33 questões relativas às estratégias genéricas de gestão de pessoas e 23 questões relativas ao comprometimento organizacional, com base no modelo validado por Medeiros (2003). Os dados foram tratados utilizando estatística multivariada, valendo-se da técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) para testar a relação causal entre os construtos estudados. Os resultados indicam que as estratégias de gestão de pessoas adotadas afetam positivamente o comprometimento organizacional dos colaboradores.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Jaime Peixoto Stecca, Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Colégio Politécnico da UFSM, Bacharel em Administração (UFSM), Mestre em Administração (UFSC) e Doutor em Administração (FEA/USP).

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-02-03

Come citare

Stecca, J. P., Albuquerque, L. G. de, & Von Ende, M. (2017). As influências da gestão de pessoas no comprometimento. Revista De Administração Da UFSM, 9(4), 721–737. https://doi.org/10.5902/1983465918587

Fascicolo

Sezione

Articles