As influências da gestão de pessoas no comprometimento

Autores/as

  • Jaime Peixoto Stecca Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria
  • Lindolfo Galvão de Albuquerque Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP.
  • Marta Von Ende Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465918587

Resumen

O estudo do comprometimento organizacional e seus antecedentes e consequentes, têm ocupado um espaço importante na agenda de pesquisas. É conveniente nesta agenda incluir as sociedades cooperativas, devido sua importância na geração e distribuição de riquezas. O objetivo deste trabalho foi investigar a relação entre as estratégias de gestão de pessoas adotadas nas sociedades cooperativas de crédito com o comprometimento organizacional dos seus colaboradores. Para o alcance deste, realizou-se uma investigação junto aos colaboradores de cooperativas de crédito dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina pertencentes a três representativos sistemas brasileiros de crédito cooperativo – Sicredi, Sicoob e Unicred - verificando-se a percepção em relação às estratégias de gestão adotadas e o comprometimento organizacional dos mesmos. Um total de 388 pessoas responderam 33 questões relativas às estratégias genéricas de gestão de pessoas e 23 questões relativas ao comprometimento organizacional, com base no modelo validado por Medeiros (2003). Os dados foram tratados utilizando estatística multivariada, valendo-se da técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) para testar a relação causal entre os construtos estudados. Os resultados indicam que as estratégias de gestão de pessoas adotadas afetam positivamente o comprometimento organizacional dos colaboradores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jaime Peixoto Stecca, Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Colégio Politécnico da UFSM, Bacharel em Administração (UFSM), Mestre em Administração (UFSC) e Doutor em Administração (FEA/USP).

Publicado

2017-02-03

Cómo citar

Stecca, J. P., Albuquerque, L. G. de, & Von Ende, M. (2017). As influências da gestão de pessoas no comprometimento. Revista De Administração Da UFSM, 9(4), 721–737. https://doi.org/10.5902/1983465918587

Número

Sección

Articles