Empreendedorismo e Inovação: Análise dos Índices de Inovação dos Empreendimentos Brasileiros com base nos Relatórios do GEM de 2006, 2007 e 2008

Autori

  • Márcia Meira Berti Fiorin Faculdade Integrado de Campo Mourão e UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • Cristiane Marques de Mello Universidade Positivo
  • Hilka Vier Machado UEM - Unversidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346591583

Abstract

O empreendedorismo é entendido como um processo no qual se realiza algo criativo e inovador, objetivando a geração de riqueza e valor para indivíduos e para a sociedade (FILION, 2004; SHANE; VENKATARAMAN, 2000; BRUYAT; JULIEN, 2000). O empreendedorismo envolve reconhecer a oportunidade para criar algo novo, como também o reconhecimento de uma oportunidade para desenvolver um novo mercado, usar uma nova matéria-prima ou desenvolver um novo meio de produção (SCHUMPETER, 1982; BARON; SHANE, 2007). O presente estudo tem por objetivo descrever e analisar aspectos relacionados à inovação dos empreendimentos brasileiros, com base nas pesquisas desenvolvidas pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Os dados utilizados para o desenvolvimento do estudo foram dados secundários, publicados nos referidos relatórios referentes aos anos de 2006, 2007 e 2008. Os resultados das pesquisas do GEM classificam o Brasil entre os países mais empreendedores, entretanto, tais pesquisas têm demonstrado que o país apresenta baixos índices quando se trata de inovação nos negócios. Desse modo, foram feitos alguns apontamentos no que se refere aos prováveis motivos que conduzem aos baixos índices de inovação nos empreendimentos brasileiros.

 

 

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Biografie autore

Márcia Meira Berti Fiorin, Faculdade Integrado de Campo Mourão e UEM - Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPA/ UEM-UEL - Universidade Estadual de Maringá-PR. Atualmente é Coordenadora do Curso de Administração e do Curso de Relações Internacionais da Faculdade Integrado de Campo Mourão Paraná. Professora titular nas disciplinas de Administração da Produção, Logística e Áreas de Atuação do Administrador. Pesquisa de mestrado na área de Administração da Informação.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1427778513551707

Cristiane Marques de Mello, Universidade Positivo

Doutoranda em Administração na Universidade Positivo. Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em gerenciamento de micro e pequenas empresas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem experiência como docente em cursos de MBA's (lato sensu) e cursos de graduação nas disciplinas de Administração Estratégica, Metodologia, Teoria Geral da Administração, Pesquisa em Administração, Empreendedorismo e Marketing. Temas de interesse: Estratégia em Organizações, Marketing, Estudos Organizacionais, Empreendedorismo, Teoria Institucional, Redes, e Produção Científica Brasileira em Administração. Parecerista do Enanpad, e das revistas científicas Raunimep e Perspectivas Contemporâneas.

Hilka Vier Machado, UEM - Unversidade Estadual de Maringá

Professora associada da Universidade Estadual de Maringá UEM (desde 1982). Doutora em Engenharia de Produção (2002) pela UFSC. Doutorado Sandwich pela HEC Montréal (2000-2001), Mestre em Educação (UNIMEP, 1989), Especialização em Administração Universitária (UFSC/CRUB, 1988), Especialização em Sistemas de Informações Gerenciais (UEm 1984). Graduada em Administração (UEM, 1981). Atualmente é professora do Mestrado em Administração da Universidade Estadual de Maringá. Linhas de pesquisa em Empreendedorismo e Gênero. Membro do Comitê Ad Hoc do Programa Pró Equidade de Gênero da Secretaria de Política para Mulheres. Membro do Comitê da área de Administração da Fundação de Apoio à Pesquisa do Paraná Araucária.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9061294064223770

 

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Pubblicato

2011-01-26

Come citare

Fiorin, M. M. B., Mello, C. M. de, & Machado, H. V. (2011). Empreendedorismo e Inovação: Análise dos Índices de Inovação dos Empreendimentos Brasileiros com base nos Relatórios do GEM de 2006, 2007 e 2008. Revista De Administração Da UFSM, 3(3), 411–423. https://doi.org/10.5902/198346591583

Fascicolo

Sezione

Articles