Um estudo sobre a utilização da Modelagem de Equações Estruturais na produção cientifica nas áreas de Administração e Sistemas de Informação
DOI :
https://doi.org/10.5902/198346598610Résumé
Este artigo apresenta um estudo da produção acadêmica no período de 2008 a 2012 em relação as pesquisas que utilizaram a Modelagem de Equações Estruturais como método quantitativo para análise de dados. A amostra de 44 artigos foi analisada por meio da metodologia de avaliação de dimensões de qualidade sugerida por Hoppen, Lapointe e Moreau (1996) adaptada para este estudo. Foram extraídos artigos indexados na base de dados Scientific Periodical Electronic Library e de revistas cientificas pré-selecionadas da área de Administração e Sistemas de Informação com o uso de palavras chaves. Estes tiveram seu conteúdo analisado em função das variáveis da estrutura de pesquisa: natureza, questão de pesquisa, desenho de pesquisa, instrumento de medida e coleta de dados, validade dos construtos, análise dos dados e apresentação dos resultados. Este estudo identificou nos artigos analisados um rigor moderado na preparação e instrumentalização das pesquisas, ao considerar os aspectos de qualidade esperados para uma pesquisa quantitativa.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Until 2023, copyright was transferred by the authors to ReA/UFSM. As of 2024, the authors of articles published by the journal retain the copyright to their work. ReA/UFSM operates under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which permits unrestricted reuse and distribution of articles, provided the original work is properly cited.

