Validação de instrumento quantitativo sobre consumo de exclusividade em uma tribo urbana em Porto Alegre

Auteurs-es

  • Rafael Mendes Lübeck Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PPGA/PUC-RS
  • Fernando De Oliveira Santini PPGA/PUC-RS
  • Cláudio Hoffmann Sampaio PPGAd/PUC-RS
  • Bruna Castaman Leonhardt Faculdade Senac Porto Alegre

DOI :

https://doi.org/10.5902/198346597598

Résumé

O presente trabalho apresenta um estudo com a revalidação e o ajuste de um instrumento de coleta sobre exclusividade de consumo – CNFU (Consumer Need For Uniqueness)– aplicado ao contexto brasileiro em um grupo de pessoas que utiliza a bicicleta não apenas como meio de transporte, mas como uma forma simbólica de representar sua individualidade, diferenciação e inconformidade com a sociedade do automóvel. Esses indivíduos constituem uma tribo urbana, que cresce paralelamente ao aumento do número de veículos nas grandes cidades e ao consequente aumento das dificuldades para se deslocarem. A coleta dos dados ocorreu por aplicação de 230 questionários, através da rede social Facebook e em encontros de ciclistas, na cidade de Porto Alegre e, desses, foram considerados válidos 199 questionários. A análise dos dados foi realizada utilizando a Análise Fatorial, que reduziu a quantidade de variáveis do modelo original, gerando um instrumento de coleta ajustado à realidade estudada.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rafael Mendes Lübeck, Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PPGA/PUC-RS

Doutorando em Administração, linha de pesquisa Marketing na Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGAd/PUC-RS), Mestre em Administração pela UFSM e graduado em Marketing pelas Faculdades Senac Porto Alegre. Atualmente é professor na Faculdade Senac Porto Alegre e pesquisador de Marketing trabalhando com temas sobre comportamento do consumidor. Atualmente é revisor Gestão & planejamento (ISSN: 2178-8030); RAIMED: RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia - ISSN: 2179-4936; Revista Organizações em Contexto (ISSN: 1982-8756); Revista de Administração da Unimep- RAUnimep (ISSN: 1679-5350). Realizou atividades na ReA - Revista de Administração da UFSM - na função de Editor adjunto. Atuou nas áreas de Marketing e vendas nos setores de serviços e varejo por mais de 15 anos, período no qual ocupou cargos de analista de marketing e gerente.

Fernando De Oliveira Santini, PPGA/PUC-RS

Doutorado em Administração pela Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS e Universidade de Caxias do Sul - UCS, possui mestrado em Administração pela PUC/RS (2008) e graduação em Comunicação Social pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2004). Atualmente é professor dos cursos de Graduação e Pós-Gradução da Faculdade da Serra Gaúcha - FSG e da Faculdade SENAC/RS. Coordenador da Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Vendas e Marketing da Relacionamento da FSG e Comunicação Estratégica de Marketing das Faculdades Senac/RS. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, pesquisa de mercado, gestão e estratégia.

Cláudio Hoffmann Sampaio, PPGAd/PUC-RS

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Pós-doutor em Marketing pela University of Georgia (EUA). Bolsista de produtividade em pesquisa 1D do CNPq. Possui mestrado em Administração pela UFRGS (1993) e graduação em Administração de Empresas e em Administração Pública pela UFRGS (1985). Atualmente é coordenador do Comitê de Economia e Administração da FAPERGS Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atuando nos cursos de Mestrado e de Doutorado em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd). Entre os temas mais abordados nas principais publicações nacionais e internacionais estão: comportamento do consumidor, inovação, orientação para o mercado, lealdade, performance empresarial. Autor de diversos artigos e livros nas áreas de marketing e de estratégia, consultor ad hoc de agências de fomento (CAPES, CNPq, FAPERGS), revisor dos principais congressos e revistas de administração.

Bruna Castaman Leonhardt, Faculdade Senac Porto Alegre

Graduada em Marketing pela Faculdade Senac Porto Alegre e pesquisadora voluntária em iniciação científica na instituição.

Téléchargements

Publié-e

2014-12-13

Comment citer

Lübeck, R. M., Santini, F. D. O., Sampaio, C. H., & Leonhardt, B. C. (2014). Validação de instrumento quantitativo sobre consumo de exclusividade em uma tribo urbana em Porto Alegre. Revista De Administração Da UFSM, 7(3), 469–485. https://doi.org/10.5902/198346597598

Numéro

Rubrique

Articles

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s