Validação de instrumento quantitativo sobre consumo de exclusividade em uma tribo urbana em Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346597598Resumen
O presente trabalho apresenta um estudo com a revalidação e o ajuste de um instrumento de coleta sobre exclusividade de consumo – CNFU (Consumer Need For Uniqueness)– aplicado ao contexto brasileiro em um grupo de pessoas que utiliza a bicicleta não apenas como meio de transporte, mas como uma forma simbólica de representar sua individualidade, diferenciação e inconformidade com a sociedade do automóvel. Esses indivíduos constituem uma tribo urbana, que cresce paralelamente ao aumento do número de veículos nas grandes cidades e ao consequente aumento das dificuldades para se deslocarem. A coleta dos dados ocorreu por aplicação de 230 questionários, através da rede social Facebook e em encontros de ciclistas, na cidade de Porto Alegre e, desses, foram considerados válidos 199 questionários. A análise dos dados foi realizada utilizando a Análise Fatorial, que reduziu a quantidade de variáveis do modelo original, gerando um instrumento de coleta ajustado à realidade estudada.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

