O consumo de eletrônicos em um grupo de baixa renda: relatos de uma etnografia

Auteurs-es

  • Marcelo de Rezende Pinto CEPEAD/UFMG

DOI :

https://doi.org/10.5902/198346595608

Résumé

Uma vez que os estudos sobre consumo ocupam hoje uma posição de relevância tanto no campo da pesquisa do consumidor como no das ciências sociais, atrelada à percepção de que pouco se pesquisou sobre o universo simbólico dos indivíduos de baixa renda, buscou-se, por meio desta pesquisa, investigar a seguinte questão: como as experiências de consumo de eletrônicos pelos consumidores de baixa renda interagem com o sistema cultural e simbólico envolvido no fluxo da vida social cotidiana. Para isso, conduziu-se uma pesquisa de inspiração etnográfica, a fim de conhecer melhor o dia a dia dos consumidores no seu ambiente natural por meio de entrevistas em profundidade, observações e notas de campo. Os dados da investigação empírica foram examinados com base na Análise de Conteúdo. Como resultado, pode-se salientar que, nas experiências de consumo de aparelhos eletrônicos de consumidores pobres, é possível perceber uma intensa relação com o sistema cultural e simbólico construído pelos sujeitos pesquisados.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2013-09-30

Comment citer

Pinto, M. de R. (2013). O consumo de eletrônicos em um grupo de baixa renda: relatos de uma etnografia. Revista De Administração Da UFSM, 6(3), 527–545. https://doi.org/10.5902/198346595608

Numéro

Rubrique

Articles

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s