O que se publica sobre comportamento do consumidor no Brasil, afinal?

Authors

  • Marcelo de Rezende Pinto PUC-Minas
  • José Edson Lara CEPEAD/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5902/19834659608

Abstract

Este artigo tem o objetivo de fazer uma análise dos artigos publicados sobre o tema comportamento do consumidor, utilizando os principais veículos de divulgação da produção acadêmica em marketing no Brasil de 1997 a 2006. Baseado no guia proposto por Hoppen, Moreau e Lapointe (1997), analisaram-se 238 artigos, por meio da verificação da utilização de elementos básicos de uma investigação, concentrando-se nas estratégias e metodologias de pesquisa. Após as análises referentes aos tipos de artigo, abordagem, natureza da pesquisa, metodologias e segmento de consumidores pesquisados, o estudo foi conduzido dividindo-se os artigos em três categorias: artigos do tipo survey, artigos do tipo experimental e aqueles baseados em pesquisas qualitativas. Pode-se afirmar que os principais resultados do trabalho foram: a constatação da predominância de trabalhos com base empírica, de abordagem positivista e da utilização de métodos e técnicas quantitativistas tradicionais de pesquisa e coleta de dados. Ressalta-se também pouca preocupação dos pesquisadores com alguns aspectos relevantes da qualidade metodológica. O artigo apresenta, ainda, reflexões sobre novas metodologias que poderiam ser utilizadas para se pesquisar o consumidor e pontos que contribuiriam para a consolidação da temática no Brasil.

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Published

2009-10-15

How to Cite

Pinto, M. de R., & Lara, J. E. (2009). O que se publica sobre comportamento do consumidor no Brasil, afinal?. Revista De Administração Da UFSM, 1(3). https://doi.org/10.5902/19834659608

Issue

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Articles