O consumo de eletrônicos em um grupo de baixa renda: relatos de uma etnografia

Autor/innen

  • Marcelo de Rezende Pinto CEPEAD/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346595608

Abstract

Uma vez que os estudos sobre consumo ocupam hoje uma posição de relevância tanto no campo da pesquisa do consumidor como no das ciências sociais, atrelada à percepção de que pouco se pesquisou sobre o universo simbólico dos indivíduos de baixa renda, buscou-se, por meio desta pesquisa, investigar a seguinte questão: como as experiências de consumo de eletrônicos pelos consumidores de baixa renda interagem com o sistema cultural e simbólico envolvido no fluxo da vida social cotidiana. Para isso, conduziu-se uma pesquisa de inspiração etnográfica, a fim de conhecer melhor o dia a dia dos consumidores no seu ambiente natural por meio de entrevistas em profundidade, observações e notas de campo. Os dados da investigação empírica foram examinados com base na Análise de Conteúdo. Como resultado, pode-se salientar que, nas experiências de consumo de aparelhos eletrônicos de consumidores pobres, é possível perceber uma intensa relação com o sistema cultural e simbólico construído pelos sujeitos pesquisados.

 

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Veröffentlicht

2013-09-30

Zitationsvorschlag

Pinto, M. de R. (2013). O consumo de eletrônicos em um grupo de baixa renda: relatos de uma etnografia. Revista De Administração Da UFSM, 6(3), 527–545. https://doi.org/10.5902/198346595608

Ausgabe

Rubrik

Articles

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in