O consumo de eletrônicos em um grupo de baixa renda: relatos de uma etnografia
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346595608Resumen
Uma vez que os estudos sobre consumo ocupam hoje uma posição de relevância tanto no campo da pesquisa do consumidor como no das ciências sociais, atrelada à percepção de que pouco se pesquisou sobre o universo simbólico dos indivíduos de baixa renda, buscou-se, por meio desta pesquisa, investigar a seguinte questão: como as experiências de consumo de eletrônicos pelos consumidores de baixa renda interagem com o sistema cultural e simbólico envolvido no fluxo da vida social cotidiana. Para isso, conduziu-se uma pesquisa de inspiração etnográfica, a fim de conhecer melhor o dia a dia dos consumidores no seu ambiente natural por meio de entrevistas em profundidade, observações e notas de campo. Os dados da investigação empírica foram examinados com base na Análise de Conteúdo. Como resultado, pode-se salientar que, nas experiências de consumo de aparelhos eletrônicos de consumidores pobres, é possível perceber uma intensa relação com o sistema cultural e simbólico construído pelos sujeitos pesquisados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.