Fatores influenciadores da intenção de doar sangue: proposição de um modelo exploratório

Autores/as

  • Jefferson Rodrigues Pereira Centro Universitário Unihorizontes
  • Caissa Veloso e Sousa Centro Universitário Unihorizontes
  • Eliane Bragança de Matos Centro Universitário Unihorizontes
  • José Edson Lara Fundação Pedro Leopoldo
  • Carlos Rufín Suffolk University

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465928142

Resumen

Finalidade - Identificar os principais fatores que influenciam significativamente indivíduos residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG a doarem sangue

Desenho / metodologia / abordagem - Metodologicamente optou-se por desenvolver uma pesquisa quantitativa, desenvolvida à luz da modelagem de equações estruturais, permitindo que fosse desenvolvido um modelo exploratório comportamental acerca da intenção de doar sangue.

Constatações - Como principais resultados identificou-se que a ‘atitude em relação à triagem’ contribui significativamente para a ‘percepção de segurança’ que o indivíduo possui acerca do processo de doação de sangue.

Limitações / implicações da pesquisa - Dificuldade de acesso ao principal centro de hemoterapia do estado, a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (HEMOMINAS), fato que impediu o acesso a dados atualizados sobre o cenário de doação sanguínea da região.

Implicações práticas - Os indicadores que estão diretamente relacionados à prática da doação sanguínea obtiveram diferenças de médias estatisticamente significantes entre o grupo de indivíduos que já doaram sangue e que aqueles que nunca doaram, sendo que os primeiros são mais sensíveis aos apelos em prol da doação.

Originalidade / valor - Aprofundamento no conhecimento das variáveis que influenciam o indivíduo que, voluntariamente, executa um ato como a doação de sangue. Nesse sentido, este estudo fornece insumos para o desenvolvimento de políticas públicas de doação de sangue mais assertivas, eficazes e efetivas, contribuindo para a recuperação dos bancos de sangue e elevação da taxa de doadores do país.

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Biografía del autor/a

Jefferson Rodrigues Pereira, Centro Universitário Unihorizontes

Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes. Foi bolsista de Mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Graduado em Administração pela Faculdade Novos Horizontes. Atua como professor na Faculdade Novos Horizontes, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão comercial. Orientador e professor da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso desde janeiro/2016. Pesquisador voluntário no Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Pessoas e Organizações (Necop - UFMG).

Caissa Veloso e Sousa, Centro Universitário Unihorizontes

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa de Administração Estratégica e Mercadologia. Tema de pesquisa da tese: Neuromarketing. Possui mestrado em Administração pela FEAD - MINAS (2007) e graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Pesquisadora de Pós Doutorado - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordena o curso de Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes, onde é Professora e Pesquisadora. Coordena também o Núcleo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade - NUPEC. Professora do curso de Administração da Faculdade IBMEC. Linhas de interesse de pesquisa: marketing; comportamento do consumidor (campo multidisciplinar de pesquisas); neuromarketing; neuroeconomia; tomada de decisão; estratégias coletivas de empresas.

Eliane Bragança de Matos, Centro Universitário Unihorizontes

Doutora e mestre em administração pelo CEPEAD / UFMG, com ênfase em marketing e comportamento do consumidor. É professora do Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET MG, ministrando as disciplinas de Administração Mercadológica e orientação de TCC. Foi professora do Centro Universitário Newton Paiva, no curso de Comunicação Social - Relações Públicas, por 18 anos, onde ministrou as disciplinas de Marketing, Pesquisa e Orientação de TCC. Foi professora do Centro Universitário UNA e do Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH. Tem experiência na pós-graduação, tanto na área de Administração, quanto na área de Comunicação, com ênfase na disciplina de pesquisa. Tem desenvolvido pesquisas nas áreas de comportamento do consumidor, comunicação, marca, relações públicas, imagem e meio ambiente.

José Edson Lara, Fundação Pedro Leopoldo

Possui Doutorado em Ciências Econômicas e Empresariais - Universitat Autònoma de Barcelona (1993) com Tese na área de Consultoria em Estratégia Corporativa; Mestrado em Administração pela Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV (1986), com área de concentração em Marketing (Negócios Internacionais); Graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho (1977). É professor aposentado como Associado II da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor na Universidade Federal de Viçosa e na Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicou mais de setenta artigos em anais de congressos e periódicos nacionais e internacionais. Publicou seis capítulos de livros e quatro manuais. Orientou oito Doutores e oitenta e oito Mestres. Participou em mais de trezentos e sessenta bancas de Doutorado e Mestrado e de cento e cinquenta e cinco de Especialização. Atuou como executivo na indústria farmacêutica, na indústria de alimentos e no serviço público (área fazendária), sempre em cargos de direção. Prestou serviços como Consultor Corporativo, nas áreas Estratégica e Estrutural, em diversas organizações, públicas e privadas. Ministrou cursos de MBA e de Mestrado em vinte e cinco instituições públicas e privadas. Foi Assessor da Superintendência de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais. Tem sido conferencista em diversas instituições, nacionais e internacionais. É Editor da Revista Gestão & Tecnologia. Fellow da Bentley University - Massachusetts - USA. É professor e orientador no curso de Mestrado das Faculdades Pedro Leopoldo. Tem atuado no ensino, pesquisa e consultoria nas áreas de: Marketing, Negócios Internacionais, Estratégia Corporativa, Gestão de Produtos e Tecnologia. Participa de grupos de pesquisa em Neurociências na UFMG, USP e UNIFESP. É Sócio-Diretor da Future Consulting, empresa de Consultoria em Inteligência Competitiva e Estratégica.

Carlos Rufín, Suffolk University

PhD pela Harvard University

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Publicado

2020-10-24

Cómo citar

Pereira, J. R., Sousa, C. V. e, Matos, E. B. de, Lara, J. E., & Rufín, C. (2020). Fatores influenciadores da intenção de doar sangue: proposição de um modelo exploratório. Revista De Administração Da UFSM, 13(4), 728–747. https://doi.org/10.5902/1983465928142

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