Influencing factors of blood donation intent: proposing an exploratory model

Authors

  • Jefferson Rodrigues Pereira Centro Universitário Unihorizontes
  • Caissa Veloso e Sousa Centro Universitário Unihorizontes
  • Eliane Bragança de Matos Centro Universitário Unihorizontes
  • José Edson Lara Fundação Pedro Leopoldo
  • Carlos Rufín Suffolk University

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465928142

Abstract

Purpose – Identify the main factors that significantly influence individuals living in the metropolitan region of Belo Horizonte / MG to donate blood.

Design/methodology/approach – Methodologically, it was decided to develop a quantitative research, developed in the light of structural equation modeling, allowing the development of an exploratory behavioral model about the intention to donate blood.

Findings – As main results, it was identified that the 'attitude towards screening' contributes significantly to the 'perception of safety' that the individual has about the process of blood donation.

Research limitations/implications – Difficulty of access to the main hemotherapy center in the state, Minas Gerais Blood Bank Foundation (HEMOMINAS), a fact that prevented access to up-to-date data on the region's blood donation scenario.

Practical implications – The indicators that are directly related to the practice of blood donation obtained statistically significant mean differences between the group of individuals who already donated blood and those who never donated, the former being more sensitive to calls for donation.

Originality/value – There is a deepening of the knowledge of the variables that influence the individual who voluntarily performs an act such as blood donation. In this sense, this study provides inputs for the development of more assertive, efficient and effective blood donation public policies, contributing to the recovery of blood banks and raising the rate of donors in the country.

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Author Biographies

Jefferson Rodrigues Pereira, Centro Universitário Unihorizontes

Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes. Foi bolsista de Mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Graduado em Administração pela Faculdade Novos Horizontes. Atua como professor na Faculdade Novos Horizontes, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão comercial. Orientador e professor da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso desde janeiro/2016. Pesquisador voluntário no Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Pessoas e Organizações (Necop - UFMG).

Caissa Veloso e Sousa, Centro Universitário Unihorizontes

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa de Administração Estratégica e Mercadologia. Tema de pesquisa da tese: Neuromarketing. Possui mestrado em Administração pela FEAD - MINAS (2007) e graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Pesquisadora de Pós Doutorado - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordena o curso de Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes, onde é Professora e Pesquisadora. Coordena também o Núcleo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade - NUPEC. Professora do curso de Administração da Faculdade IBMEC. Linhas de interesse de pesquisa: marketing; comportamento do consumidor (campo multidisciplinar de pesquisas); neuromarketing; neuroeconomia; tomada de decisão; estratégias coletivas de empresas.

Eliane Bragança de Matos, Centro Universitário Unihorizontes

Doutora e mestre em administração pelo CEPEAD / UFMG, com ênfase em marketing e comportamento do consumidor. É professora do Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET MG, ministrando as disciplinas de Administração Mercadológica e orientação de TCC. Foi professora do Centro Universitário Newton Paiva, no curso de Comunicação Social - Relações Públicas, por 18 anos, onde ministrou as disciplinas de Marketing, Pesquisa e Orientação de TCC. Foi professora do Centro Universitário UNA e do Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH. Tem experiência na pós-graduação, tanto na área de Administração, quanto na área de Comunicação, com ênfase na disciplina de pesquisa. Tem desenvolvido pesquisas nas áreas de comportamento do consumidor, comunicação, marca, relações públicas, imagem e meio ambiente.

José Edson Lara, Fundação Pedro Leopoldo

Possui Doutorado em Ciências Econômicas e Empresariais - Universitat Autònoma de Barcelona (1993) com Tese na área de Consultoria em Estratégia Corporativa; Mestrado em Administração pela Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV (1986), com área de concentração em Marketing (Negócios Internacionais); Graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho (1977). É professor aposentado como Associado II da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor na Universidade Federal de Viçosa e na Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicou mais de setenta artigos em anais de congressos e periódicos nacionais e internacionais. Publicou seis capítulos de livros e quatro manuais. Orientou oito Doutores e oitenta e oito Mestres. Participou em mais de trezentos e sessenta bancas de Doutorado e Mestrado e de cento e cinquenta e cinco de Especialização. Atuou como executivo na indústria farmacêutica, na indústria de alimentos e no serviço público (área fazendária), sempre em cargos de direção. Prestou serviços como Consultor Corporativo, nas áreas Estratégica e Estrutural, em diversas organizações, públicas e privadas. Ministrou cursos de MBA e de Mestrado em vinte e cinco instituições públicas e privadas. Foi Assessor da Superintendência de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais. Tem sido conferencista em diversas instituições, nacionais e internacionais. É Editor da Revista Gestão & Tecnologia. Fellow da Bentley University - Massachusetts - USA. É professor e orientador no curso de Mestrado das Faculdades Pedro Leopoldo. Tem atuado no ensino, pesquisa e consultoria nas áreas de: Marketing, Negócios Internacionais, Estratégia Corporativa, Gestão de Produtos e Tecnologia. Participa de grupos de pesquisa em Neurociências na UFMG, USP e UNIFESP. É Sócio-Diretor da Future Consulting, empresa de Consultoria em Inteligência Competitiva e Estratégica.

Carlos Rufín, Suffolk University

PhD pela Harvard University

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Published

2020-10-24

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Pereira, J. R., Sousa, C. V. e, Matos, E. B. de, Lara, J. E., & Rufín, C. (2020). Influencing factors of blood donation intent: proposing an exploratory model. Revista De Administração Da UFSM, 13(4), 728–747. https://doi.org/10.5902/1983465928142

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