Relações entre coortes geracionais e gerações X e Y: estudo multicultural sobre refrigerantes Coca-Cola

Autores/as

  • Thel Augusto Monteiro Universidade Metodista de Piracicaba Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) http://orcid.org/0000-0002-0290-1676
  • Antonio Carlos Giuliani Universidade Metodista de Piracicaba Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
  • Judith Cavazos Arroyo Centro Interdisciplinario de Posgrado de la Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla/México
  • Hygino Canhadas Belli UniPinhal Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal
  • Erick Dawson de Oliveira Unespar Paranavai

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465927771

Resumen

Esse estudo teve como objetivo apresentar uma análise sobre as atitudes dos consumidores em relação à marca e às intenções de compra deles, bem como explorar as relações existentes entre imagem da marca, tradição da marca, imagem da empresa e as crenças relativas ao papel da marca na sociedade. Como uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, optou-se por abordar o problema de pesquisa de forma quantitativa através da aplicação de uma survey. Os questionários foram aplicados a estudantes universitários de instituições particulares do curso de Administração de Empresas nos países Brasil, Espanha, México e Paraguai no período de maio e junho de 2016. Foi utilizada a escala de marketing apresentada por Vieira (2011) e validada anteriormente por Pereira, Almeida e Laux (2006). O tratamento dos dados para apresentação e análise foi realizado através do software de análises quantitativas Statistical Package for Social Science (SPSS). Os resultados demonstraram informações relevantes sobre as atitudes dos consumidores em relação à marca e suas intenções de compra. Ficou evidente que as empresas podem desenvolver estratégias de marketing em níveis de intensidade diferentes para cada uma das categorias analisadas e, a partir delas, estabelecer estratégias de marketing com maior critério e objetividade em suas estratégias de posicionamento.

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Biografía del autor/a

Thel Augusto Monteiro, Universidade Metodista de Piracicaba Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Doutor em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba, High Performance Coach pelo Instituto ISI Infinity, Mestre em Administração, Especialista em Marketing Estratégico, e Bacharel em Administração de Empresas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unimep, responsável pelas disciplinas Canais de Marketing e Comportamento do Consumidor. Possui capítulos de livros e artigos científicos publicados nas áreas de administração mercadológica, planejamento estratégico de marketing e sustentabilidade. É Editor-chefe da Revista Caderno Profissional de Marketing da UNIMEP.

Antonio Carlos Giuliani, Universidade Metodista de Piracicaba Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Graduado em Administração pela UNIMEP, Especialização em Marketing pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, e pela University of Califórnia Berkeley, Doutorado e Mestrado em Administração ? UNIMEP. Atualmente é professor tempo integral na área de Marketing e Coordenador do PPGA ? Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional e Doutorado em Administração e do MBA em Marketing da UNIMEP ? Universidade Metodista de Piracicaba. Presidente da Comissão de Ensino de Pós-Graduação da UNIMEP. É professor visitante das Universidades: Universidad Nacional de La Plata / Argentina, Universidad Madero / México, Universidad Sevilla / Espanha. É autor e co-autor de 17 livros no Brasil, Argentina, México e Estados Unidos. Consultor ad-hoc do Ministério da Educação, INEP/SINAES. Experiência em empresas do setor de varejo e serviços na área de Gestão e Marketing por 25 anos. Pesquisador do grupo de estudos de Marketing, Estratégia e Varejo, desenvolvendo estudos na área de Estratégias de Marketing de Varejo e Serviços.

Judith Cavazos Arroyo, Centro Interdisciplinario de Posgrado de la Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla/México

Coordinadora doctorado en Dirección y Mercadotecnia en UPAEP trabaja investigacines acerca de Comunicacion, Marketing, Publicidad, Relaciones Públicas

Hygino Canhadas Belli, UniPinhal Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal

Mestrado (PUC-SP) e Doutorado (UNIMEP) em Marketing, graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, estratégia, comportamento do consumidor, mercado, poder de compra e setor automotivo.

Erick Dawson de Oliveira, Unespar Paranavai

Doutorando em Administração Unimep - Linha de Pesquisa - Marketing e Estratégia. Mestre em Gestão de Pessoas e Organizações pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. Graduado em Administração de Empresas pela FACINOR - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (2003), Especialização em Gestão Empresarial com foco em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2005) e Especialização em Comunicação, Publicidade e Negócios pelo CESUMAR - Delegado do Conselho Regional de Administração do Paraná - Jurisdição de Paranavaí-Pr. Coordenador Geral do Projeto Extensão Patronato, Coordenador Projeto de Extensão Capacite (Pro Labor) na Unespar Campus de Paranavaí. Avaliador Ad hoc da Revista Conbrad.

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Publicado

2020-06-01

Cómo citar

Monteiro, T. A., Giuliani, A. C., Arroyo, J. C., Belli, H. C., & Oliveira, E. D. de. (2020). Relações entre coortes geracionais e gerações X e Y: estudo multicultural sobre refrigerantes Coca-Cola. Revista De Administração Da UFSM, 13(2), 333–354. https://doi.org/10.5902/1983465927771

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