Produtos verdes: um estudo sobre atitude, intenção e comportamento de compra de universitários brasileiros

Autores/as

  • Sofia Batista Ferraz Universidade de São Paulo
  • Cláudia Buhamra Abreu Romero Universidade Federal do Ceará
  • Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças Universidade Federal do Ceará
  • Josimar Souza Costa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465912400

Resumen

Para conhecer melhor o consumidor e o processo de compra de produtos verdes, torna-se necessário não apenas identificar o perfil do consumidor ambientalmente responsável, mas também desenvolver e aplicar mensurações relevantes acerca do seu comportamento ecologicamente consciente. O objetivo desta pesquisa é analisar as relações e o possível gap entre atitude, intenção e comportamento de compra de produtos verdes entre universitários brasileiros da área de gestão. O estudo é de natureza quantitativa e é descritiva quanto aos seus objetivos. Trata-se de uma pesquisa de campo com a utilização da técnica de Modelagem em Equações Estruturais. Os resultados confirmaram que existe uma relação positiva entre atitude e intenção de compra de produtos verdes, assim como a há uma relação positiva entre intenção e comportamento, apesar de menos expressiva. A influência da disponibilidade, preço e qualidade percebidos entre intenção e comportamento de compra também foi comprovada. Apesar das diferenças de influência dos construtos, notou-se que o preço percebido é uma variável preponderante durante a transição entre intenção e comportamento de compra de produtos verdes. Espera-se contribuir para a geração de debates acerca da aquisição de produtos verdes, estimular o desenvolvimento de novas pesquisas, além de auxiliar na elaboração de estratégias de Marketing baseadas no comportamento de seus consumidores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cláudia Buhamra Abreu Romero, Universidade Federal do Ceará

Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará.

Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças, Universidade Federal do Ceará

Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará.

Publicado

2017-02-03

Cómo citar

Ferraz, S. B., Romero, C. B. A., Rebouças, S. M. D. P., & Costa, J. S. (2017). Produtos verdes: um estudo sobre atitude, intenção e comportamento de compra de universitários brasileiros. Revista De Administração Da UFSM, 9(4), 605–623. https://doi.org/10.5902/1983465912400

Número

Sección

Articles

Artículos más leídos del mismo autor/a