Inovação: uma análise do papel da agência USP de inovação na geração de propriedade intelectual e nos depósitos de patentes da Universidade de São Paulo

Autor/innen

  • Antonio Lobosco Universidade Nove de Julho
  • Marcela Barbosa de Moraes Universidade Nove de Julho
  • Emerson Antonio Maccari Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346593164

Abstract

A concorrência entre as empresas que atuam no mercado, tanto no âmbito nacional como internacional, vem se intensificando nos últimos anos, em consequência da liberalização comercial e econômica ocorrida na década de 1990. A inovação tecnológica nas empresas tem se configurado como fator fundamental para a manutenção de suas atividades e para o crescimento e desenvolvimento do país. Nesse contexto, as patentes, principalmente as acadêmicas, têm ganhado notoriedade no estabelecimento de políticas públicas em um ambiente caracterizado por essas inovações. Sabendo da importância das patentes, este artigo buscou aprofundar as discussões teóricas no que concerne à investigação do papel da Agência USP de Inovação na geração de propriedade intelectual e nos depósitos de patentes da Universidade de São Paulo. Para tanto, adotou-se como metodologia uma formulação do tipo pesquisa exploratória descritiva, por meio de uma entrevista em profundidade com o diretor geral da Agência USP de Inovação. Os dados coletados na entrevista foram analisados por meio de técnicas qualitativas de análise de conteúdo, permitindo fazer uma descrição detalhada sobre o papel da Agência USP de Inovação na geração de propriedade intelectual e nos depósitos de patentes realizados pela Universidade de São Paulo no contexto brasileiro após a sua criação.

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Autor/innen-Biografie

Antonio Lobosco, Universidade Nove de Julho

Administração de empresas

Veröffentlicht

2011-12-10

Zitationsvorschlag

Lobosco, A., Moraes, M. B. de, & Maccari, E. A. (2011). Inovação: uma análise do papel da agência USP de inovação na geração de propriedade intelectual e nos depósitos de patentes da Universidade de São Paulo. Revista De Administração Da UFSM, 4(3), 406–424. https://doi.org/10.5902/198346593164

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