Valores de consumo para a sustentabilidade: um estudo com os acadêmicos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Santa Maria

Autor/innen

  • Francies Diego Motke Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciana Aparecida Barbieri da Rosa Universidade Federal de Santa Maria
  • Letícia Lengler Universidade Federal de Santa Maria
  • Jeanne Mainardi Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcelo Trevisan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465921918

Abstract

Atualmente, é preciso reavaliar o comportamento do consumidor e seus modos de consumo, na tentativa de buscar contribuir para um mundo mais equilibrado – com menos desperdício e impacto ambiental. Nesse sentido, este estudo possui como objetivo analisar o comportamento de consumo sustentável dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para tanto, utilizou-se o método survey, com uma amostra caracterizada como não probabilística e por acessibilidade, mediante a aplicação de um questionário que obteve o retorno de 232 respondentes. O instrumento de coleta de dados foi adaptado a partir do estudo desenvolvido por Biswas e Roy (2015), que aborda ateoria dos valores de consumo, a qual é composta do valor funcional, valor social, valor condicional, valor ambiental e valor de conhecimento. Os resultados obtidos junto aos acadêmicos da UFSM corroboram o que foi identificado por Biswas e Roy (2015): o valor condicional e o valor ambiental são os fatores que regem o comportamento de consumo sustentável, o que indica que as mudanças na situação econômica dos acadêmicos podem afetar a aquisição de produtos verdes e que eles possuem consciência de que os seus hábitos de consumo afetam o meio ambiente.

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Veröffentlicht

2016-08-07

Zitationsvorschlag

Motke, F. D., Rosa, L. A. B. da, Lengler, L., Mainardi, J., & Trevisan, M. (2016). Valores de consumo para a sustentabilidade: um estudo com os acadêmicos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Revista De Administração Da UFSM, 9, 107–121. https://doi.org/10.5902/1983465921918

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