Valores de consumo para a sustentabilidade: um estudo com os acadêmicos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Santa Maria
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465921918Resumen
Atualmente, é preciso reavaliar o comportamento do consumidor e seus modos de consumo, na tentativa de buscar contribuir para um mundo mais equilibrado – com menos desperdício e impacto ambiental. Nesse sentido, este estudo possui como objetivo analisar o comportamento de consumo sustentável dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para tanto, utilizou-se o método survey, com uma amostra caracterizada como não probabilística e por acessibilidade, mediante a aplicação de um questionário que obteve o retorno de 232 respondentes. O instrumento de coleta de dados foi adaptado a partir do estudo desenvolvido por Biswas e Roy (2015), que aborda ateoria dos valores de consumo, a qual é composta do valor funcional, valor social, valor condicional, valor ambiental e valor de conhecimento. Os resultados obtidos junto aos acadêmicos da UFSM corroboram o que foi identificado por Biswas e Roy (2015): o valor condicional e o valor ambiental são os fatores que regem o comportamento de consumo sustentável, o que indica que as mudanças na situação econômica dos acadêmicos podem afetar a aquisição de produtos verdes e que eles possuem consciência de que os seus hábitos de consumo afetam o meio ambiente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.