Comprometimento calculativo e retaliação: visão integrada dos conceitos em uma organização pública
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346593149Resumen
Este artigo objetivou colaborar para a revisão da multidimensionalidade do conceito de comprometimento e para o desenvolvimento da relevante temática de pesquisa sobre os desvios de comportamento no ambiente de trabalho, por meio da discussão sobre a base calculativa do comprometimento e sua relação com comportamentos de negligência como forma de reação a um estado de insatisfação. A pesquisa teve a perspectiva quantitativa e foi realizada em uma organização pública com representações em dez capitais do Brasil. A amostragem foi aleatória e estratificada, proporcional por área de atuação dentro da organização, e resultou em 519 respondentes. Os instrumentos utilizados foram a Escala de percepção e julgamento da retaliação organizacional e a Escala de comprometimento organizacional calculativo. Os resultados demonstram que os funcionários dessa organização possuem um baixo nível de comprometimento calculativo e baixa percepção de retaliação, o que indica uma relação positiva entre os dois constructos. Esses resultados corroboram outras pesquisas, que demonstram correlações positivas entre a base calculativa e comportamentos indesejáveis, de maneira oposta às outras bases do comprometimento, e, dessa forma, ratificam a sugestão de retirada da base calculativa e o tratamento desse conceito de forma separada, como entrincheiramento organizacional.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

