Análise do programa Criança Feliz a partir das perspectivas de seus agentes no Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2526629270006

Palavras-chave:

Programa Criança Feliz, Agentes, Protocolo 5C de Brynard

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar o conhecimento operacional e o perfil dos agentes do Programa Criança Feliz, bem como a qualidade dos elementos estruturais do programa e Interação entre os atores. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo, por meio de entrevistas semiestruturadas de forma on-line devido à pandemia COVID-19, com agentes (supervisoras e assistentes sociais) dos municípios de Dom Pedrito e Tenente Portela do Rio Grande do Sul. Para a avaliação dos dados utilizou-se o Protocolo 5C de Brynard. Os principais resultados mostram que todas as agentes são casadas e do sexo feminino, quanto à qualidade da estrutura do Programa afirmam que os materiais necessários são ofertados, mas precisa de um computador novo e uma sala individualizada para os atendimentos. A interação das agentes com a família beneficiária, colegas de serviço e rede de assistência social é muito boa, melhorariam na disponibilidade de tempo com as famílias para maior aproximação e dedicação. Apesar de o universo de análise ser limitado, aproximando-se a um estudo de caso de dois municípios, o estudo traz contribuições importantes para a avaliação de uma política ainda pouco estudada.

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Biografia do Autor

Lediane Ferreira Mesquita, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (2022), graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional- PEG da Universidade Federal de Santa Maria (2019), Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), Especialização em Latu Sensu Libras: Práticas e Tradução /Intérprete pela Universidade do Oeste Paulista (2018), Curso Técnico em Automação Industrial pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (2018) e Curso Técnico em Informática pela CS Escola Técnica de Informática (2006).

Luciana Flores Battistella, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em exercício no Centro de Ciências Sociais e Humanas. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Tem experiência na área de Administração com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos temas de Marketing de Serviços em Organizações Públicas e Políticas Públicas de Bem-Estar. É professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP) e no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública de Organizações Públicas (PPGOP), modalidades acadêmico e profissional, respectivamente. Atualmente, é Bolsista Pesquisa em Finanças Públicas - PFP, EDITAL FAPERGS 05/2022, Programa de Apoio a Pesquisa Aplicada em Finanças Públicas, Estrutura Produtiva, Análise Econômica e Políticas Públicas do Estado do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

Mesquita, L. F., & Battistella, L. F. (2023). Análise do programa Criança Feliz a partir das perspectivas de seus agentes no Rio Grande do Sul. Práticas De Administração Pública, 6(2), 130–151. https://doi.org/10.5902/2526629270006

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