RETALIAÇÃO: ANÁLISE DAS ATITUDES DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA

Autores

  • Doneide Kaufmann Grassi Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Luciana Flores Battistella Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0001-9620-2093
  • Patrícia Nunes Pezzini Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2526629230025

Palavras-chave:

Retaliação organizacional, Atitudes retaliatórias, Justiça

Resumo

A justiça constitui um instrumento fundamental para a garantia da harmonia nas relações humanas. A falta de justiça, em especial em organizações, pode determinar atitudes que propiciam comportamentos disfuncionais, como a retaliação. O presente artigo objetiva avaliar a atitude retaliatória em uma instituição de ensino superior pública. A pesquisa caracteriza-se por ser de natureza quantitativa e de caráter descritivo. O instrumento utilizado foi a escala MARO – Medidas de Atitudes em Relação à Retaliação Organizacional, a qual é composta por dois constructos: comportamento afetivo e conativo. Por meio de um cenário hipotético-conceitual, os respondentes se posicionaram em relação a um caso descrito. Em termos de percepção do comportamento afetivo, identificou-se uma média que aponta para indignação dos respondentes diante da situação de injustiça descrita; em contrapartida, quanto ao componente conativo, a média foi indicativa de um comportamento de não retaliação à organização. 

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Biografia do Autor

Doneide Kaufmann Grassi, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Servidora Técnica-administrativa em Educação, em instituição  Pública Federal de ensino superior há 23 anos -  Universidade Federal de Santa Maria - RS

Formada em Pedagogia pela UFSM com especialização em Gestão de Recursos Humanos pela UNINTER. 

Luciana Flores Battistella, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1990); Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria. Interesses de pesquisa em Marketing, Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas na Administração Pública.

Patrícia Nunes Pezzini, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria (2012) e MBA em Administração e Gestão do Conhecimento pelo Centro Universitário UNINTER (2014). Atua como servidora pública da Universidade Federal de Santa Maria desde 2006, exercendo o cargo de Assistente em Administração junto à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. 

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Publicado

2019-01-17

Como Citar

Grassi, D. K., Battistella, L. F., & Pezzini, P. N. (2019). RETALIAÇÃO: ANÁLISE DAS ATITUDES DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA. Práticas De Administração Pública, 2(1), 22–40. https://doi.org/10.5902/2526629230025

Edição

Seção

Artigos